O Boletim - Outubro/2007 - ANO 50 - Nº 599

Baixe aqui a versão em PDF


• REFLEXÕES COM BEZERRA
• EDITORIAL
• MOMENTO DE POESIA
• LIVRO DO MÊS
• VULTO DO MÊS
• LEMBRETE FRATERNO
• NO MUNDO DO ESPERANTO
• MENSAGENS QUE MERECEM MEDITAÇÃO
• MOVIMENTO ESPÍRITA
• PALAVRAS DE ALAN KARDEC
• NOTÍCIAS
• ATIVIDADES DO CENTRO

  

Bezerra convida-nos à reflexão

Não Esmorecer



Tomaste o árduo compromisso diante dos Maiores da Espiritualidade de levar a bom termo a missão que recebeste.

Além disto, cercam-te os passos, como é natural, uma falange de Espíritos que procuram desviar-te do rumo certo.

Tudo depende, entretanto, de ti mesmo.

É bem verdade que o plano espiritual elevado intercala-se na terra com o plano inferior, exatamente porque as vibrações das mentes não são iguais.

Lado a lado, no mesmo lar, pais e filhos, esposo e esposa, companheiros de ideal em trabalhos ou em deveres comuns, emitem vibrações diferentes trazendo, portanto, ambiência diferente, para uns e outros, o que é justo e natural. 

“A cada um segundo suas obras.”

A mente portadora de emissões inferiores casa-se normalmente com as mentes que ainda não se afinam com os sons maravilhosos da Luz do Amor.

Igualmente, verifica-se o divino conúbio das mentes elevadas que assim protegem o lar, a cidade ou o próprio mundo terrestre da ação nefasta do mal.

Ouvimos quantas vezes, o comentário gratuito de que o mal impera desassombrado vencendo o bem, sem calcular-mos que é verdadeiramente o bem, a força superior e divina, embora limitada ainda, entre os terrestres, que vem afastando males maiores da humanidade.

Verifiquemos, todos quantos labutamos na seara espírita, a grande tarefa que nos espera no campo do amor fraterno lembrando-nos que a nossa grande força permanece ainda conosco: a nossa mente elevada e a serviço do bem e, sem esmorecer, avancemos para diante, convictos de que o mal é sempre passageiro e que a Grande Luz envolverá coração a coração, até que um dia a Terra se transforme num lampadário de infinita beleza, no infinito do Amor do Pai.

Conclamemos nossas próprias energias a favor do bem, afastando-nos daquela linha tão inferior que nos conduzirá às mentes inferiores e estudando, amando e servindo, compenetremo-nos da grande verdade de que nos foram concedidas bênçãos maravilhosas para fazermos dos nossos corações e dos nossos irmãos criaturas ditosas para sempre. Abençoemos nossas provas e, de olhos voltados para o Alto, procuremos vencer a nós mesmos, na certeza de que a vitória nos trará grande alegria.     
BEZERRA DE MENEZES

PAIVA, Maria Cecília.  Mensagens de Luz, Paz e Amor. Rio de Janeiro: ECO, 1969. P.78

 

voltar ao topo


EDITORIAL

Já estamos no mês de outubro e o mês tem datas importantes.

Logo no dia 03, lembramos o nascimento de Allan Kardec, o codificador de nossa doutrina, e não podemos deixar de emitir um agradecido pensamento para esse irmão tão especial. Comemorar o nascimento de Kardec é manter acesa a chama de otimismo e coragem que ele nos legou, lembrar Kardec é não deixar que se apague a esperança em dias melhores para a humanidade, que tanto está precisando de exemplos, de calma, de luz e de escolhas adequadas.

Kardec é o agente do “Consolador” prometido pelo Cristo, sua importância tem que ser medida ao longo da história do homem contemporâneo, não apenas no momento histórico do advento do Espiritismo.

No dia 03 de outubro de 1943 era lançado o  “Nosso Lar”, primeiro livro de André Luiz com psicografia de Chico Xavier, um importante marco para que conhecêssemos novas dimensões do mundo espiritual, sua realidade e sua dinâmica.

Colimando esforços de espíritas idealistas, em outubro de 1949 foi assinado o Pacto Áureo e para ele, ainda precisamos dedicar nossas preces, refinando nosso espírito de fraternidade.

No dia 09 de outubro de 1861, a Espanha assistiu ao último ato público de intolerância que a Igreja realizou na Europa. Foi o Auto de Fé de Barcelona, quando 300 livros espíritas foram, inutilmente, queimados, já que não se podia mais fazer o mesmo com os homens... Também aqui, cabem nossos propósitos fraternos e nossas orações para um maior equilíbrio da humanidade, considerando que, com novas e não menos infelizes máscaras, a intolerância ainda encontra guarida entre os recalcitrantes de sempre.

Em muitas partes do mundo, o direito e a liberdade de pensar têm poderosos adversários que cerceiam o livre arbítrio.

Aqui na Casa de Bezerra, as portas estão abertas para todos, quaisquer que sejam suas formas de pensar; temos como propósito, seguir os passos do nosso mentor espiritual e sem proselitismo, mostrar quem somos, como agimos, vivenciando os postulados eternos do Espiritismo, que consola, ampara, explica e fortalece.

Muita Paz.


 

voltar ao topo


MOMENTO DE POESIA

DIVINA  ESTRELA


Ei-la!... Aparece e passa!... Onde fulge e transita,
Nasce o bem, foge o mal, vem a paz, cessa a luta,
A lágrima se esvai, deixando, à face enxuta,
O sorriso do Céu em floração bendita!...

O bálsamo da fé asserena a alma aflita,
Unem-se os corações em sublime permuta...
Fala a consolação, a mágoa cede e escuta!...
A humilhação  na dor faz-se glória infinita...

Ei-la!  A Estrela Divina, em raios de esperança,
Abençoa, conforta, ergue, restaura e avança...
Tudo envolve na luz de esplendor jamais visto!...

Seu nome? Caridade!... Em si define e encerra,
Seja em qualquer lugar e com quem for na Terra,
O Eterno Amor de Deus e a presença do Cristo.

Auta de Souza

Fonte: XAVIER, Francisco C. Poetas Redivivos. 2. ed. FEB. 1982. p.80


voltar ao topo


LIVRO DO MÊS

Páginas de Espiritismo Cristão

Neste livro, os princípios da Doutrina Espírita são a diretriz do autor para propiciar ao leitor o melhor entendimento de várias passagens evangélicas. Aborda, entre outros, os seguintes temas: ambição; egoísmo; expiações coletivas; o homem diante da morte; males do corpo, medicina da alma.

Amigo leitor:  Páginas de Espiritismo Cristão é obra merecedora de atenta leitura e proveitosa meditação.

Leia – Medite - Divulgue

     Instruções Psicofônicas


voltar ao topo


VULTO DO ESPIRITISMO

CEBM - Belos Confrades - III



DAGOBERTO  DA COSTA  GUIMARÃES
(síntese biográfica)

Nasceu no Rio de Janeiro, a 5 de outubro de 1920, no seio de família espírita, sendo seus pais Leopoldo de Oliveira Guimarães e Dona Aulicina da Costa Guimarães. Ingressou muito jovem ainda nas atividades espíritas e, aos 18 anos, já participava de trabalhos mediúnicos. Inicialmente, freqüentou, com sua família, o Centro Espírita Tupyara, que na época funcionava na Rua do Riachuelo.

Mais tarde freqüentou a Mocidade do Centro Espírita  Bezerra de Menezes, na  Rua Maia de Lacerda nº 155, no Estácio, ao qual se dedicou durante muito tempo, sendo presidente do seu Conselho Consultivo.

Desde 1950, entretanto, começou a participar, juntamente com sua irmã Alba, das reuniões do Grupo Espírita Regeneração - Casa dos Benefícios- que, então, funcionava em sala cedida pela FEB em sua sede, passando mais tarde a ter sede própria.

Foi para o Regeneração encaminhado pelo seu então presidente, Dr. Alcides de Castro. Tendo-se casado com a irmã do Dr. Alcides, Dona Ayr de Castro Guimarães, ali trabalhou por várias décadas, dirigindo suas reuniões mediúnicas. Foi seu vice-presidente durante muitos anos e, após a desencarnação do Dr. Alcides, passou à presidência, exercendo-a  durante dois anos.
Muitos servidores dessa Casa ingressaram no Espiritismo e em atividades mediúnicas por suas mãos. Foi também co-autor da obra editada pelo Regeneração — Dicionário de Doutrina Espírita.

Foi ainda presidente do Conselho Deliberativo da SPLEB (Sociedade Pró Livro Espírita em Braille).

Era sócio efetivo da Federação Espírita Brasileira e membro do seu Conselho Superior.

Desencarnou no dia 25 de novembro de 2000.

Fonte:  REFORMADOR – março de 2001. p.87


voltar ao topo


LEMBRETE FRATERNO

Reflexões sobre o Brasil


A simples assistência dos noticiários da TV ou a leitura atenta dos jornais, podem transmitir aos menos avisados, uma forte sensação de pessimismo diante dos fatos assustadores relacionados com a corrupção, a violência, os desmandos, as injustiças, as crises sociais e a ameaça à paz mundial, tudo provocado pela inconseqüência humana.

Por que aos “menos avisados”? Nesse caso existem os “mais avisados”? Quem são essas duas categorias de pessoas?

A semântica pode nos obrigar a “ginásticas” para explicarmos certos conceitos, mas o que quero dizer com “menos avisados” é referente àqueles que, pelo imediatismo de seus entendimentos, se impressionam com o presente, não olham para o passado e ignoram o futuro. São pessimistas.

A doutrina espírita explica os fatos de nossa vida e quem estuda o Espiritismo, sabe que todos os transtornos acima citados são produto das circunstâncias, são situações intermediárias de um processo muito mais amplo chamado evolução espiritual, onde a Lei de Causa e Efeito precisa estar plenamente atendida. Todo aquele que entende isso não se deprime nem fica desanimado. É o “mais avisado”, lembrando que ser mais avisado, não exime ninguém de vivenciar as mazelas da vida, apenas qualifica as pessoas a entenderem o que acontece e não perderem a esperança.

É assim que devemos encarar o Brasil, digo isso, porque temos as informações de um livro como “Brasil, Coração do Mundo. Pátria do Evangelho”, de Humberto de Campos – Espírito, psicografia de Chico Xavier.
É um livro escrito dentro da visão de um cronista, já na dimensão espiritual, tendo a assistência de mentores esclarecidos, focalizando fatos de nossa história, com o objetivo de alicerçar o argumento de que nosso país sempre seguiu uma trajetória ascendente, mesmo em situações difíceis, mesmo quando ainda estava apenas nos planos da espiritualidade e sua gênese repousava nas mesas da Escola de Sagres.
O livro tem críticos, mas sua mensagem está acima deles. É uma informação de que existem metas e elas foram cuidadosamente traçadas pela espiritualidade.

A futura condição de sermos o coração do mundo e a pátria do evangelho, não quer dizer que estejamos liberados da luta pela nossa emancipação espiritual... A meta dos Espíritos é que sejamos essa pátria ideal e para habitá-la, teremos que conseguir condições espirituais ideais, por uma questão de sintonia.
Ao longo de nossa história, tivemos cerca de  trezentos anos de escravidão, com humilhações, troncos, torturas, comércio vil, tudo baseado em uma sádica legislação que dava direitos aos senhores. Imaginemos quanto ódio essa situação gerou e quantas dívidas precisam, ainda, serem saldadas!

Nossos índios foram dizimados, num cruel genocídio que não reconheceu mulheres, crianças e velhos. Os poucos que sobraram foram transformados em párias e mendigos. Eles ainda resistem, em sua maioria, na Amazônia. As tribos localizadas nas demais regiões do Brasil foram brutalmente erradicadas. Imaginemos quanto ódio essa situação gerou, quantas dividas precisam ser saldadas, considerando que a cobiça, ainda hoje,  faz com que esses irmãos sejam perseguidos e aniquilados.

Temos muitas guerras intestinas e muitas revoluções, do norte ao sul do país, em nosso currículo. Esses fatos trazem um rastro de violência e dor, sem falar nas mazelas que vieram da Mãe Europa.

Ainda temos muitas coisas para serem resolvidas, antes de nos impacientarmos com a demora em sermos o coração do mundo e a pátria do evangelho.

Esse destino é uma escolha coletiva, está inserido no livre arbítrio e o perdão precisa ser uma tônica forte em nossos anseios.

Certo tipo de violência, principalmente a urbana, não nos leva a imaginar que espíritos de escravos humilhados e índios dizimados  estejam de volta em busca de vingança? E essas lutas por terras não parecem dizer que os alijados da história voltam firmes na obsessão de reaverem seus direitos fundiários?
Pensadores de tendências tão diferentes, como Pietro Ubaldi e Stefan Sweig, que se destacaram por escrever sobre o Brasil, de forma quase profética; o trabalho de cientistas sociais, antropólogos, economistas, utilizando técnicas científicas, séries estatísticas históricas, análises realistas, todos concluindo por uma tendência do Brasil ser um país de futuro, mostram que existe algo mais do que o nosso ufanismo patriótico, existe um ordenamento de idéias, um trabalho lógico. É como se etapas necessárias estejam sendo seguidas e vencidas.

Sempre digo que as coisas acontecem, não quando ou como queremos, mas sim, quando e como precisamos e isto é algo que está relacionado com o tempo de Deus, não com o nosso.


Assaruhy Franco de Moraes

voltar ao topo


NO MUNDO DO ESPERANTO

“La paco de Jesuo estu en la koroj de
niaj karaj gefratoj."


Mensagem do Presidente da Associação Universal de Esperanto, Dr. Renato Corsetti, dirigida ao Presidente da FEB e aos participantes deste evento (tradução em português)

Prezado Nestor Massoti, queridos participantes da reunião “Evangelho, Espiritismo, Esperanto – FEB e Lorenz de mãos dadas.”

Devo confessar que me sinto muito pequeno diante de vocês e das atividades que realizam.

Num certo sentido, os esperantistas, como tal, são pessoas de apenas uma dimensão: a lingüística. Eu mesmo me empenho em conhecer tudo sobre  as línguas e seu funcionamento e, provavelmente, por isso não alcanço outros elementos que constituem o ser humano, elementos tão importantes,  ou mesmo mais importantes, do que os de natureza lingüística.

Por essa razão, sempre tenho, e não apenas faço divulgar, um grande respeito por pessoas e por movimentos de natureza espiritual como o de vocês, que investigam outras dimensões da mente humana e auxiliam criaturas em outros campos que não apenas o lingüístico.

Por outro lado, o esperanto é um maravilhoso instrumento de intercomunicação que possibilita aos esperantistas-espíritas do Brasil difundirem pelo mundo inteiro informações sobre o trabalho que vocês realizam.

Na comunidade do esperanto, o Espiritismo é conhecido e respeitado. Constitui-se  parte integrante de nossa cultura.

O mesmo, entretanto, não se pode dizer sobre boa parte da sociedade aqui na Europa. Faço votos para que tal situação se modifique no futuro. Na Itália, por exemplo, a existência do Espiritismo não é conhecida.
A Sociedade Lorenz, com que tenho tido   o prazer de colaborar durante um longo tempo, possui todos os méritos pela divulgação do Espiritismo entre os esperantistas.

Espero que ela continue a ajudar os espíritas brasileiros a levarem sua mensagem de paz e fraternidade ao mundo. Nunca o mundo precisou tanto e com tanta urgência dessa mensagem e não vejo à minha volta outros que possam divulgá-la, com sinceridade, a não ser, evidentemente, os próprios esperantistas.
Desejo a todos uma boa colaboração aos nossos movimentos por um mundo melhor.


Renato Corsetti
( Presidente da Associação Universal de Esperanto)


voltar ao topo


MENSAGENS QUE MERECEM MEDITAÇÃO

Arrependimento e Reparação

Arrepender-se é abrir-se para o Bem.  Quando descubras que erraste, de imediato recomeça a ação reparadora.

Além das palavras que pedem desculpas e perdão, a atitude de recomposição de danos, reparando o mal praticado de forma que permaneçam os resultados felizes, é o passo a seguir.
Com a mente elevada às Fontes Sublimes da Vida, fruirás emoções e pensamentos ideais, que te auxiliarão a não errar.

Joanna de Ângelis
(Desperte e seja feliz,Salvador, BA: LEAL,1996. p. 65)

voltar ao topo


MOVIMENTO ESPÍRITA

SEMINÁRIO SOBRE REUNIÕES PÚBLICAS

DATA: 7 de outubro de 2007
LOCAL: Sociedade Espírita Jorge
              Rua Luiz Barbosa  36 (Vila Isabel)
HORA: 13:00 às 19:00
PÚBLICO ALVO: Presidentes, dirigentes de departamentos, diretores, trabalhadores da Reunião Pública e interessados na tarefa.
        COORDENAÇÃO: Izaura Hart
Realização :  Área de Assuntos Doutrinários do 12º Conselho Espírita de Unificação (CEU)

 ==================================
CURSO DE ATENDIMENTO FRATERNO  PREVENÇÃO DE DROGAS

DATAS: 12, 13 e 14 de outubro de 2007
LOCAL: CEERJ – Rua dos Inválidos 182 (Centro)

 ==================================
SEMINÁRIO   FEB / CEERJ

LOCAL: sede histórica da FEB
Av. Passos 30

DATA: 20 de outubro de 2007 (sábado)
       HORA: 9:00 às 12:30
       TEMA: Pelos Caminhos da Evangelização
COORDENAÇÃO: Cecília Rocha

=======================================
XVIII CONFRATERNIZAÇÃO ESPÍRITA
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Realização: Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ
DATA:  26 a 28 de outubro de 2007
LOCAL: Palácio Quitandinha, em Petrópolis.
INSCRIÇÕES: até 15 / outubro / 2007
O LIVRO DOS ESPÍRITOS:
150 anos iluminando consciências
INFORMAÇÕES: 2224-1244 / 2224-1553

======================================
ENCONTRO SOBRE BIBLIOTECA ESPÍRITA

DATA: 11 de novembro de 2007
LOCAL: Centro Espírita Jorge Niemeyer
              Rua Barão de Cotegipe 599 (Vila Isabel)
HORA: 15:00 às 18:00
Realização :  Área de Divulgação do  12º Conselho Espírita de Unificação (CEU)
Inscrições: 13 de outubro a 5 de novembro
========================================

RÁDIO RIO DE JANEIRO 1400 AM
visite a página eletrônica (www.radioriodejaneiro.am.br)
Coopere. Divulgue.

voltar ao topo


Palavras de ALLAN KARDEC


FRASES E PENSAMENTOS DE ALLAN KARDEC



01 - Possuímos em nós mesmos,  pelo pensamento e a vontade,  um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.

02 - Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.

03 - Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se.  Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações.

04 - O Espiritismo é uma Ciência e, como qualquer outra Ciência, não se aprende brincando.
 
05 - Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado.

LEIAMOS KARDEC – ESTUDEMOS KARDEKC – ENTENDAMOS KARDEC
para VIVER JESUS

voltar ao topo


NOTÍCIAS DO CEBM

CONSELHO DIRETOR

Fundado em 12 de setembro de 1912 Diretores


Área Administrativa: Lydia Alba da Silva

Área Financeira: Ennio de Oliveira Tavares

Área de Assuntos Doutrinários: Lydia Alba da Silva

Área de Divulgação: Luís Henrique Fernandes de Souza

Área de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família: Lucia Maria Alba da Silva

Área de Assistência e Promoção Social Espírita: Marcia Antonio Frota Correia

  • Fitas de áudio e vídeo para empréstimo
  • Procure um dos nossos plantonistas.

Espíritas: amai-vos e instrui-vos.”
(Espírito de Verdade)


•Leite, feijão e outros alimentos não perecí-veis (maio e junho)
•Cobertor, flanela (maio e junho)
•Roupa de cama (maio e junho)
        • NOVOS ASSOCIADOS
Para concretizarmos os novos projetos, precisamos aumentar o quadro de associa-dos cooperadores, corações generosos que se unam a nós, participando das despesas de manutenção e conservação dos prédios.
“AJUDAR É HONRA QUE NOS COMPETE.”
Contamos com você.

• PROJETO DE ADEQUAÇÃO DO AUDITÓRIO - TROCA DAS CADEIRAS
Contamos com a sua colaboração para o prosseguimento do projeto.
Informações na Secretaria.

REUNIÕES PÚBLICAS DE ESTUDOS DOUTRINÁRIOS, seguidas de passes e água magnetizada.

PROGRAMAÇÃO

  TERÇA-FEIRA - 15:00

Dia 02 - Parábola do mau rico
EV – cap. 16: 5 - Expositora: Telma Brilhante de Albuquerque

Dia 09 - ALLAN KARDEC – O CODIFICADOR
Expositor: Paulo Hobaica

Dia 16 - Parábola dos Talentos
EV – cap. 16: 6 e 8 – Expositora: Inês Gripp

Dia 23 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS – Introdução I a III
Expositora: Regina Lucia Barbosa Rodrigues

Dia 30 - Orações solicitadas
Obra: Desperte e seja feliz (Joanna de Ângelis) – cap.27
Expositora: Zita Flora de Almeida
 

QUINTA – FEIRA - 19:00

Dia 04 - A porta estreita
EV – cap. 18: 3 a 5 - Expositora: Maria Eduarda Costa

Dia 11 -     A marcha do progresso
LE – questões 776  a 785 - Expositora: Zita Flora de Almeida

Dia 18 -      Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! ...
EV – cap. 18: 6 e 9 - Expositora: Lila Bomhoff Silveira

Dia 25 -      A Samaritana
JO, 4: 1 - 42 - Expositor: Marco Aurélio Assis
                      

DOMINGO - 10:00

150 ANOS DE ESPIRITISMO
Obra: PÁGINAS DE ESPIRITISMO CRISTÃO – Autor: Rodolfo Calligaris

Dia 07 - Na hora do testemunho - cap. 23
Expositor: Assaruhy Franco de Morais

Dia 14 - As expiações coletivas - cap. 14
Expositor: Eduardo Henrique de Barros Silva

Dia 21 - O Jugo do Cristo - cap. 29
Expositor: Carlos Alberto Mendonça

Dia 28 -  A Maledicência - cap. 33
Manoel Messias Macedo

 


--------------------------------------------

Visite a LIVRARIA e a BIBLIOTECA do Centro. Fitas de áudio e vídeo para empréstimo. Procure um dos nossos plantonistas. “Espíritas: amai-vos e instrui-vos.” (Espírito de Verdade)

• Visite o nosso site: www.bezerramenezes.org.br. Assim, poderá ter o Centro em seu lar durante 24 horas. Apresente sugestões para que possamos melhor direcioná-lo a você. Cadastre-se para receber O BOLETIM on-line.

• O DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO dispõe, para empréstimo, de fitas de áudio e vídeo, com temas doutrinários. Possui uma biblioteca com mais de 1100 títulos à sua disposição. Procure um dos nossos plantonistas.
“Com o bom livro, caminhamos na direção do futuro e recebemos da Divina Imortalidade
a nossa gloriosa destinação de filhos da Luz.” (Emmanuel)

• As reuniões de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família já se iniciaram, aos sábados, de 14:30 às 17:00. As inscrições estão abertas.

• Os GRUPOS DE ESTUDO, em 2007, estão em funcionamento. Prepare-se para freqüentá-los. Ainda há vagas!!! Inscreva-se.

• Consulte a programação dos estudos doutrinários. Sua presença às reuniões é aguardada com alegria.

• Prezado irmão associado: Coopere com nossa Casa mantendo em dia suas mensalidades. Delas dependem nossas tarefas assistenciais e de manutenção dos prédios.

PARTICIPE E DIVULGUE! CAMPANHAS:
   ° NOVOS ASSOCIADOS - Para concretizarmos os novos projetos, precisamos aumentar o quadro de associados cooperadores, corações generosos que se unam a nós, participando das despesas de manutenção e conser-vação dos prédios. “Ajudar é honra que nos compete.” Contamos com você.
   °Leite, feijão e outros alimentos não perecíveis.
   °Peças para enxoval dos bebês.
  ° Projeto de Adequação do Auditório - Campanha para Troca do Piso Juntos, atingimos a meta! Contamos com a sua colaboração para o prosseguimento do projeto. Informações na Secretaria.

• Visite a Área de Assistência e Promoção Social Espírita - AAPSE -  para conhecer as atividades que realiza. Informações :  às 3ª feiras - 16:00  e  5ª feira - 18:30.

voltar ao topo


 
ATIVIDADES DO CENTRO

18:50/20:15 – Reunião de Estudo e Educação da Mediunidade ( privativa)
18:30/20:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)

...............................................................................................

13:45/15:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)
14:30/15:00 – Diálogo Fraterno
15:00/16:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
16:30/17:00 – Diálogo Fraterno
16:30/18:00 – Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE)

...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 – Diálogo Fraterno
19:00/20:30 – Grupos de Estudo

  • Introdução à Doutrina Espírita
  • Básico da Mediunidade
  • Estudos do Evangelho

...............................................................................................

QUINTAS-FEIRAS

16:30/18:00 – Curso de Esperanto
17:30/18:15 – Evangelho no Lar
18:30/19:00 – Diálogo Fraterno
18:45/20:00 – Reunião de Atendimento Direto (privativa)
19:00/20:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)

...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 – Diálogo Fraterno
18:45/20:00 – Reunião de Atendimento à Distância (privativa)

.................................................................................................

08:00/12:00 – Atividades do SAPSE (4º sábado)
15:00/17:00– Educação Espírita da Infância e da Juventude
15:00/17:00 – Educação Espírita da Família
15:00/17:00 – Grupo de Estudos Espíritas
17:30/19:30 – Grupo de Estudos Espíritas

.................................................................................................

10:00/11:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pú-blica)
13:45/16:30 – Caravana - Visita ao Instituto Miguel Pedro (mensal - no 3º domingo)
13:00/18:00 – Caravana - Visita ao Centro Espírita Filhos de Deus ( mensal - no 4º domingo)

Os GRUPOS DE ESTUDO em 2007 estão em andamento.
Prepare-se para freqüentá-los.
Ainda há vagas!!! Inscreva-se.

Visite a Área de Assistência e Promoção
Social Espírita para conhecer as
atividades.
Informações: às 3ª feiras - 16:00 e
5ª feiras - 18:30

voltar ao topo




Centro Espírita Bezerra de Menezes © 1912 - 2007. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rafael Santos