O Boletim - Janeiro/2007 - ANO XLIX - Nº 590

Baixe aqui a versão em PDF

• REFLEXÕES COM BEZERRA
• EDITORIAL
• LIVRO DO MÊS
• MOMENTO DE POESIA
• VULTO DO MÊS
• PÁGINA AO JOVEM
• NO MUNDO DO ESPERANTO
• LEMBRETE FRATERNO
• ATIVIDADES DO CENTRO
• PALAVRAS DE ALAN KARDEC
• NOTÍCIAS
• PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO
•Educação Espírita - Infância - Juventude e Família
  



Bezerra convida-nos à reflexão

ESPÍRITA

 

 

 

És espírita, isto é, recebeste o batismo de fogo, a luz divina do Espiritismo, com a responsabilidade de conduta reta, coração fraterno, constantemente com o pensamento elevado. És espírita, ou seja, estás assinalado na terra e nos céus, com a marca do Cristo de Deus, sagrado apóstolo do cristianismo redivivo, com a ordem expressa do Senhor: “Ide e pregai o que ouviste aos povos e às nações.”  És espírita, e naturalmente capacitado a abrir os braços como asilo acolhedor a todos os infelizes que te peçam proteção, em nome do Cristo Vivo. És espírita e ungido pelo Senhor para o alto mister da fraternidade universal. És espírita, com a obrigação de ter fé, de esperar incessantemente, de agir com amor, sempre, na imitação do Sublime peregrino. És espírita, tens o bem por lema de tua vida, tens a caridade por sol a iluminar-te o coração, tens a esperança no íntimo de teu ser, como tesouro que te foi outorgado para doá-lo, em nome do Senhor à humanidade sofredora. Foste eleito entre milhões da terra para receber a sabedoria da Revelação Sublime.
És espírita!
Meu amigo, tua doce peregrinação está iniciada. Empunha o teu bordão de peregrino da Luz, leva teu alforge para a viagem do amor eterno, ergue a bandeira da caridade e segue o teu caminho. Doa de ti mesmo, cede teu coração, ajuda materialmente, mas, sobretudo, lembra-te sempre: és espírita!

Para frente e para o Alto com o Senhor conosco hoje e sempre.!   

Bezerra de Menezes

PAIVA, Maria Cecília. Mensagens de Luz, Paz e Amor. p.16-8

voltar ao topo


 


EDITORIAL

Acreditamos que sempre podemos fazer melhor, desde que saibamos que a vida é uma constante melhoria, é progresso, é transformação, como nos ensina o Espiritismo.

É assim que esperamos enfrentar os desafios que as nossas tarefas nos oferecem, seguir em frente, sempre, com o apoio de todos os que acreditam que fazer o bem faz bem, com os companheiros que acreditam que é possível sonharmos com um mundo melhor.

Em 2007, nossa Casa Espírita, continuará com seus propósitos de divulgação da doutrina codificada por Alan Kardec, o estudo sistemático, as obras sociais e todas as demais atividades que foram a inspiração de tantos companheiros queridos que nos precederam.

Não esperamos que a jornada seja fácil, mas sabemos que a presença do querido mentor Bezerra de Menezes e sua equipe nos fortalece e não deixa que o pessimismo adentre em nossas portas.

São tantos os exemplos de abnegados companheiros de doutrina que, em tempos muito mais difíceis, souberam manter firme o rumo de suas convicções, legando o exemplo de fé, confiança, coragem e esperança.

Assim é que visualizamos o ano que se inicia, confiantes, sobretudo com o suporte de uma equipe abnegada, que compartilha suas obrigações domésticas com o prazer de servir, de ajudar e de aprender.

Sabemos que a marcha com Cristo é compensadora e nesse objetivo aqui estamos e estaremos, com os braços abertos, felizes, pela oportunidade de mais um ano de trabalho!.

voltar ao topo


 

MOMENTO DE POESIA

TEMPO  E  NÓS

O tempo lembra a terra... A existência é a lavoura...
Cada espírito em si é um lavrador volante.
Ah! não percas na vida a grandeza do instante
De preparar, servindo, a messe por vindoura!...

Sempre surja nos céus a coma fluida e loura
Do sol varando o Azul em giro deslumbrante,
Renova-te, trabalha, e segue o dia avante
Na jornada do bem, onde o bem se entesoura.

Enquanto a força vela, enquanto a luz te aclara,
Não te detenhas!... Ama, ensina, ajuda, ampara,
Faze jardim do lodo e paz no campo adverso!...

A sementeira é livre ante as terras alheias,
Mas, depois, colherás tudo quanto semeias, –
Esta é a lei soberana e augusta do Universo.

Constâncio  Alves

( XAVIER, Francisco Cândido. Poetas Redivivos. Diversos Espíritos. Rio de Janeiro.   FEB )



NOSSA MISSÃO:

SEU FELIZ EM 2007

 

voltar ao topo


 

 

LIVRO DO MÊS

Roteiro

XAVIER, Francisco C. Roteiro. Pelo Espírito Irmão X. Rio de Janeiro, RJ: FEB.

Estas páginas constituem um apelo à congregação de nossas forças em torno do Cristo, nosso Mestre e Senhor.

Em verdade, meu amigo, terás encontrado no Espiritismo a tua renovação espiritual, definindo rumos certos para a conquista da verdadeira felicidade e da Paz. Lê e medita.  Passa as instruções adquiridas àqueles que contigo convivem.

AMIGO LEITOR Lembre-se: “O livro edificante é sementeira da Luz Divina, aclarando o passado, orientando o presente e preparando o futuro...”
André Luiz    

    
Instruções Psicofônicas  


voltar ao topo


 

VULTO DO ESPIRITISMO

Augusto Militão Pacheco(síntese biográfica)

 
 

Nascido no dia 13 de junho de l866 e desencarnado em São Paulo, a 7 de julho de 1954. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, no ano de 1904, Militão Pacheco foi nesse mesmo ano convidado a ir ao Estado do Maranhão a fim de ajudar a debelar um surto de peste bubônica. Dirigiu-se para lá, conseguindo marcante sucesso na tarefa. Foi convidado para ser diretor do Serviço Sanitário do Estado do Maranhão pelo período de dois anos. Renunciou após oito meses de atividades intensas, por não ver atendidas as suas reivindicações, imprescindíveis para o bom andamento dos serviços. Nos primeiros anos do século XX  compareceu a uma sessão espírita e ali se lembrou de sua filhinha desencarnada com apenas 52 dias de vida. Formulou ardente solicitação mental para que ela viesse beijá-lo. Sem que tivesse qualquer conhecimento, os médiuns videntes presentes descreveram que o Espírito da menina havia se dirigido ao pai e ali estava cobrindo-o de beijos.

 

Esse testemunho foi o suficiente para que Militão Pacheco se convertesse ao Espiritismo. Um outro fato veio mudar o rumo de sua vida. Sua esposa sofria, há alguns anos, de pertinaz enfermidade. Visitando a família do Juiz de Direito, de Campinas, ela teve ali uma das suas crises. A esposa do juiz pediu permissão para recomendar-lhe um remédio homeopático. O remédio foi comprado, o tratamento iniciado e o mal desapareceu por completo. O Dr. Pacheco, que vinha exercendo a medicina alopática há cinco anos, iniciou assim um estudo profundo sobre a homeopatia. Dali por diante deixou por completo de praticar a medicina alopática. No dia 23 de julho de 1896, Militão Pacheco foi nomeado, em comissão, para exercer o cargo de inspetor sanitário do Estado. Homem de incomparável bondade no tratamento de todos os clientes, retornando ao mundo espiritual abençoado por milhares de corações. Médico essencialmente homeopata honrou e dignificou a medicina hahnemaniana. Em julho de 1936, quando se cogitou da fundação da Federação Espírita do Estado de S. Paulo, foi um dos elementos que mais defendeu essa realização. Presidiu a  reunião convocada para apreciar a redação final dos estatutos e proceder à eleição da primeira diretoria tendo sido eleito vice-presidente. Durante muitos anos foi presidente da Associação Espírita São Pedro e São Paulo, a qual posteriormente veio se integrar na Federação.

 

.

voltar ao topo


 

LEMBRETE FRATERNO

Reflexões sobre nossas Expectativas

 
 

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Há muitas moradas na casa de meu Pai.” João 14:1,2

O ano de 2007 está começando e, de nossa parte, sempre estaremos com uma visão otimista do futuro, que deve ser onde as esperanças se encontram.
A passagem do tempo é um atributo humano e assim, organizamos a nossa vida, fazemos os planos, criamos uma divisão virtual  e com isso administramos nossos passos conforme possamos escolher os caminhos, trabalharmos nossas esperanças e fomentarmos nossas expectativas.
A mágica da passagem de ano, é que podemos criar novos cenários, sonhar com melhores dias, procurar caminhos que retomem nossos bons sentimentos...É como se a nossa alma sentisse que outra chance está sendo dada e que precisamos aproveitá-la.
A mágica desse período é que nos faz pensar nos equívocos que cometemos e que nos pareceram tão importantes quando aconteceram, nos faz reviver um gesto irrefletido ou a palavra mal colocada,  principalmente, essa mágica nos conscientiza de que sempre há uma oportunidade de refazer, de consertar, de não repetir o erro.
 Vem ao meu pensamento a passagem relatada em João Cap.8 – 10,11, no episódio em que a mulher adúltera era perseguida, para ser lapidada, e os perseguidores foram contidos pela irrepreensível lição de Jesus, que exortou aos que não  tivessem pecado, que atirassem a primeira pedra...!
Em seguida, o Mestre perguntou pelos acusadores e a mulher respondeu que não estavam mais lá, então o Nazareno disse que ele também não a condenaria, liberou-a e exortou para que ela não mais pecasse no futuro.
Sobre esse gesto, poder-se-ia escrever centenas de livros, milhares de palavras, mas somente me ocorre agradecer, comovido, pela mística lição de perdão.
Jesus sabia que a mulher havia errado, pediu que ela não tornasse a pecar e não a condenou. O erro cometido estava feito, certamente pela Lei de Causa e Efeito, a mulher teria que consertá-lo por seus próprios méritos, ela não estava absolvida, estava sendo incentivada a não aumentar o seu débito, não sobrecarregar sua consciência e partir para uma nova postura na vida.

Assim é a figura do ano que se inicia, é sempre um convite do Cristo para que não continuemos errando, não nos curvemos ante as ameaças dos acusadores sem causa, mas encaremos as possibilidades de renovação e de conquistas seguras, que nos credenciem ao resgate de nossos erros e nos facilitem o caminho para a morada que nos está reservada por Jesus.


Assaruhy Franco de Moraes

voltar ao topo



PÁGINA AO JOVEM

 
   

Meu jovem amigo

A Terra é o grande livro que o Senhor nos deu aos serviços de formação espiritual.
Ainda que não percebas, estás escrevendo diariamente.
Se és criatura de entendimento frágil, se ainda não tens o contato com os ensinamentos do Cristo, não te descuides da escrita diária.
Vê o que gravas nas páginas da Vida.
Tuas mãos e atitudes gravam sempre, a todo minuto, com as tintas luminosas ou sombrias do coração.
A Terra está registrando o que fazes.
Não manches o livro que o Pai nos confiou.

Procura ler o que já escreveste no livro da Vida!  Reflete!  Analise  e  programa páginas mais belas cuja leitura só te fará feliz.
FELIZ  2007!!!

Ivan de Albuquerque  

(Adaptação da mensagem de Emmanuel na Obra: Nós. Editora CEU. p. 83-4)

voltar ao topo


 

NO MUNDO DO ESPERANTO

“La paco de Jesuo estu en la koroj de niaj karaj gefratoj”
LINGUAGEM UNIVERSAL

 

 

 

 

    O mundo crepita, estala como as brasas de gigantesca fogueira. O ódio se espalha em labaredas açuladas pelo vento. De épocas a épocas, furacões assolam esta  ou aquela região do globo: cumpre-se a lei, os devedores saldam seus débitos. Terremotos... Maremotos... Desastres inquietantes explodem com o ruído de bomba e deles partem almas em desespero.    O panorama íntimo encontra-se povoado de angústias... Na verdade, confrades, o quadro é de preocupações intensas. Deus, quando investiu  o ser de livre-arbítrio, presenteou-o também com tintas e pincéis, cavaletes e espátulas, para que cada um pintasse a sua tela. O homem, contudo, misturou as tintas sem o necessário cuidado e eis aí o resultado: devastação física e moral. A presciência suprema conferiu-lhe, de igual modo, o poder de articular sons quase perfeitos, se comparados à linguagem dos reinos inferiores da natureza. Mas, o mesmo homem malbaratou a linguagem. Desvirtuou-a por inteiro. Encontrou o lápis e excessivamente preocupado em escrever tratados de vasta cultura, não soube viver o EVANGELHO DE AMOR, nem procurar DEUS na simplicidade da humildade... No plano em que a maioria da população terrestre gravita, em permuta constante de intenções, ainda se faz uso da linguagem comum, porque esta é a representação imperfeita das idéias humanas. Cada dia mais, entretanto, a criatura percebe que os símbolos se vêm desgastando de modo assustador... Não nos podemos deixar de recordar, por mais queiramos, que, se estamos condicionados a esse código prejudicado, cabe-nos o dever de, perante o próprio coração, aproveitar as idéias que o emissários de DEUS nos enviam para a consolidação de uma linguagem que se mantenha neutra e universal, e que, se ainda não está totalmente imunizada contra o partidarismo periclitante e a desatenção, para não mencionarmos o desamor, ao menos torna mais clara, ou tornará, caso venha a ser puramente difundida, a mensagem universal do bem.
     ESPIRITISMO: universo de realizações, na medida de nossas disposições; universidade onde o homem do passado se matricula, desde o jardim da infância até os cursos de pós-graduação, que se estendem ao infinito; universidade que testa, na prática dolorosa, a verdadeira manifestação do mais íntimo de cada um. Por isso as dificuldades.
     Arranquemos de nosso foro todos esses cataclismos íntimos e, cessada a causa, deixará de existir o efeito.
     ESPERANTO: Idioma Universal, matéria da Universidade do Amor, que, se não é definitivo, pois isso só o é a linguagem do pensamento, ao menos apresenta campo propício a que palavras de amor espiritualizado possam ser trocadas do Brasil ao Japão, da Rússia aos E.E.U.U., do mais primoroso espírito ao mais dorido coração.

    

     ESPERANTO: instrumento sadio, meio para o fim.

    

     ESPIRITISMO: Cristianismo Redivivo, o fim em si.

Eis um velho ideal! Perdoa-nos! Jesus, abençoa-nos...  Maria, ó Virgem, fica conosco!

Ismael Gomes Braga  

Página recebida pelo médium Gilberto C. Guarino, na reunião pública de 29/11/74, na FEB, Rio de Janeiro, e publicada no Reformador (out/75)

voltar ao topo


 

PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO

SEMPRE É BOM LEMBRAR

• Compreendemos as tarefas que se desdobram e as lutas que lhes são conseqüentes
• Se é verdade, porém, que os embaraços se multiplicam, não é menos real a Divina Miseri-córdia que nos assiste;
• Articulemos a silenciosa linguagem do serviço e o serviço falará em silêncio por nós a todos aqueles corações que refletem a bondade do Mestre;
• Calma e fé viva que nos assegurem solidez e compreensão;
• Segurança e paciência;
• Confiemos em Jesus e trabalhemos sempre;
• No clima do silêncio mental e da oração íntima, estaremos mais juntos.

     

(Bezerra, Chico e Você. p. 24-5)

voltar ao topo



 


 


Palavras de ALLAN KARDEC

ALLAN KARDEC e a FELICIDADE

 

Embora a felicidade seja a meta de todas as criaturas, estas, em sua grande maioria, são infelizes. O que torna o ser humana infeliz?“De ordinário, o homem só é infeliz pela importância que liga às coisas deste mundo. Fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Se se colocar fora do círculo acanhado da vida material, se elevar seus pensamentos para o infinito, que é seu destino, mesquinhas e pueris lhe parecerão as vicissitudes da Humanidade, como o são as tristezas da criança que se aflige pela perda de um brinquedo, que resumia a sua felicidade suprema. Aquele que só vê felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com o que os outros consideram calamidade.

Referimo-nos ao homem civilizado, porquanto, o selvagem, sendo mais limitadas as suas necessidades, não tem os mesmos motivos de cobiça e de angústias. Diversa é a maneira de ver as coisas. Como civilizado, o homem raciocina sobre a sua infelicidade e a analisa. Por isto é que esta o fere. Mas, também, lhe é facultado raciocinar sobre os meios de obter consolação e de analisá-los. Essa consolação ele a encontra no sentimento cristão, que lhe dá a esperança de melhor futuro, e no Espiritismo que lhe dá a certeza desse futuro.”

(SHUBERT, Suely C. Entrevistando Allan Kardec. p 97-8 - LE. q.933 )

voltar ao topo



Educação Espírita

UM TESOURO A DESCOBRIR

 

(...)  A essência do Espiritismo é a educação e a educação espírita é um tesouro a descobrir.
Os mapas para a descoberta desse tesouro estão disponíveis, há quase um século e meio, graças à promessa de Jesus e ao esforço hercúleo do grande educador que foi Allan Kardec.”

 

(PUGLIESE, Adilton. texto completo em Reformador-setembro 2006. p. 337)

Evangelizadores, pais e responsáveis se unem num esforço conjunto para atingir esse futuro glorioso.  Junte-se a nós. Ofereça a seus filhos a oportunidade de preparar-se para o amanhã.


voltar ao topo



NOTÍCIAS

Federação Espírita Brasileira

Federação Espírita Brasileira, como parte das comemorações pelo sesquicentenário de O Livro dos Espíritos, realiza de 13 a 15 de abril de 2007 o 2º Congresso Espírita Brasileiro.

Rádio Rio de Janeiro

site da Rádio Rio de Janeiro registrou o número recorde de 20.906 visitantes, somando mais de 416.000 acessos às partes que compõem a página eletrônica da emissora ( www.radioriodejaneiro.am.br )
A Rádio registrou crescimento em sua audiência pelo quarto trimestre consecutivo, obtendo de 2ª à 6ª feira, na média das 24 horas do dia, uma audiência de 4.769 ouvintes por minuto, alcançando a quarta posição geral.
No dia 07 de janeiro, na Congregação Espírita Francisco de Paula (Rua Conselheiro Zenha, 31, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ) : Seminário Formação e Qualificação de Dirigentes e Lideranças Espíritas, com a coordenação de Yasmin Madeira e Palmiro Costa. Das 08:30 às 13:00.

 - DO CEBM

Visite a LIVRARIA e a BIBLIOTECA do Centro. Fitas de áudio e vídeo para empréstimo. Procure um dos nossos plantonistas. “Espíritas: amai-vos e instrui-vos.” (Espírito de Verdade)

Visite o nosso site: www.bezerramenezes.org.br. Assim, poderá ter o Centro em seu lar durante 24 horas. Apresente sugestões para que possamos melhor direcioná-lo a você. Cadastre-se para receber O BOLETIM on-line.

O DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO dispõe, para empréstimo, de fitas de áudio e vídeo, com temas doutrinários. Possui uma biblioteca com mais de 1100 títulos à sua disposição. Procure um dos nossos plantonistas.
“Com o bom livro, caminhamos na direção do futuro e recebemos da Divina Imortalidade
a nossa gloriosa destinação de filhos da Luz.” (Emmanuel)

As reuniões de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família já se iniciaram, aos sábados, de 14:30 às 17:00. As inscrições estão abertas.

• Os GRUPOS DE ESTUDO, em 2007, iniciarão as atividades em março. Prepare-se para freqüentá-los. Inscrições em fevereiro.

Consulte a programação dos estudos doutrinários. Sua presença às reuniões é aguardada com alegria.

Prezado irmão associado: Coopere com nossa Casa mantendo em dia suas mensalidades. Delas dependem nossas tarefas assistenciais e de manutenção dos prédios.

• PARTICIPE E DIVULGUE! CAMPANHAS:
   ° NOVOS ASSOCIADOS
- Para concretizarmos os novos projetos, precisamos aumentar o quadro de associados cooperadores, corações generosos que se unam a nós, participando das despesas de manutenção e conser-vação dos prédios. “Ajudar é honra que nos compete.” Contamos com você.
   ° Leite, feijão (dezembro, janeiro e fevereiro) e outros alimentos não perecíveis.
   ° Opala para enxoval dos bebês.
   ° Projeto de Adequação do Auditório - Campanha para Troca do Piso Contamos com a sua colaboração. Informações na Secretaria. Verifique a melhor maneira de ajudar. Contamos com a sua colaboração.

 


 
   

 

voltar ao topo


 

ATIVIDADES DO CENTRO

18:50/20:15 – Reunião de Estudo e Educação da Mediunidade ( privativa)
18:30/20:00 – Reunião de Atendimento  Espiritual (privativa)
...............................................................................................

13:45/15:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)
14:30/15:00 – Diálogo Fraterno
15:00/16:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
16:30/17:00 – Diálogo Fraterno
16:30/18:00 – Grupo de Estudo: Introdução à Doutrina Espírita * O Livro dos Espíritos
                    – Grupo de Estudo: * O Livro dos Médiuns
...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 –  Diálogo Fraterno 
15:00/17:00 – Artesanato
19:00/20:30 – Grupos de Estudo

  • Introdução à Doutrina Espírita
  • Básicos da Mediunidade
  • Estudos do Evangelho
...............................................................................................

15:00/16:30   –  Estudo  da Doutrina Espírita em Esperanto
16:30/18:00   –  Esperanto: Curso Básico
18:30/19:00   –  Diálogo Fraterno
19:00/20:30   –  Reunião  de Estudos Doutrinários (pública)
...............................................................................................

08:00/08:30  - Encontro de Oração
18:45/20:00 - Reunião de Atendimento à Distância (privativa)
.................................................................................................

15:00/17:00 - Educação Espírita da Infância
15:00/17:00 - Educação Espírita da Juventude
15:00/17:00 - Educação Espírita da Família
15:00/17:00 - Grupo de Estudos Espíritas
17:30/19:30 - Grupo de Estudos Espíritas
.................................................................................................

10:00/11:30 - Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
13:45/16:30 - Caravana - Visita ao Instituto Miguel Pedro ( mensal - no 3º domingo)
13:00/18:00 - Caravana - Visita ao Centro Espírita Filhos de Deus ( mensal - no 4º domingo)

 

voltar ao topo



 

Centro Espírita Bezerra de Menezes © 1912 - 2007. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rafael Santos