O Boletim - Dezembro/2006 - ANO XLIX - Nº 589

Baixe aqui a versão em PDF

• REFLEXÕES COM BEZERRA
• EDITORIAL
• LIVRO DO MÊS
• MOMENTO DE POESIA
• VULTO DO MÊS
• PÁGINA AO JOVEM
• NO MUNDO DO ESPERANTO
• LEMBRETE FRATERNO
• ATIVIDADES DO CENTRO
• PALAVRAS DE ALAN KARDEC
• NOTÍCIAS
• PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO
•Educação Espírita - Infância - Juventude e Família
  



Bezerra convida-nos à reflexão

Jesus e Nós

 

 

 

A Terra é uma escola florida, um mundo luminoso, regido por leis sábias, desenvolvendo-se em órbitas pré-determinadas.  Uma jóia do infinito na coroa imensa dos mundos que formam a beleza do Império Sideral. Somos, na Terra, os espíritos que seguem caminhos pré- determinados, no rumo dessas mesmas belezas fulgurantes do grande além.  Guardando-nos o espírito, segue o Mestre da luz imperecível, coordenando, ajudando, orientando. Respeitando o livre arbítrio de seus tutelados, reserva-se o Mestre o direito de abrigar aqueles que se perdem nas noites dos tempos, esquecidos dos deveres mais nobres. É que seu coração, incansavelmente, ama.  Seus olhos amorosos procuram e encontram a ovelha tresmalhada.  Seus braço de luz acolhem o filho pródigo para o Pai que é Amor.  Envolvidos na luz do Evangelho que nos ensina a verdade, abrigados pelo Consolador que nos mostra o caminho e nos proporciona vida, procuremos, no entendimento que nos proporciona vida, procuremos, no entendimento que nos visita, viver com Jesus, trabalhar com Jesus, servir com Jesus, silenciar com Jesus, falar com Jesus. Seja o Mestre o doce companheiro de nossas longas jornadas através os áridos caminhos do mundo. Seja o Mestre o suave amigo em todas as nossas horas. Nossos pensamentos mais ocultos Ele os conhece. Revelemos então a boa vontade de estarmos também em Sua companhia, usufruindo o bem imenso que o Seu coração proporciona. Tornar-se-á a Terra um lindo paraíso, nossos corações encadeados pelos mesmos nobres sentimentos, nossos espíritos radiosos e felizes no caminho do progresso. Avancemos com Jesus, vivamos com Jesus, enriquecendo-nos de doces experiências para aportarmos, jubilosos, no infinito além, cantando as glórias do Senhor, louvando-Lhe o nome santo e principalmente tornando nosso mundo feliz, para sempre.

   

Bezerra de Menezes

PAIVA, Maria Cecília. Mensagens de Luz, Paz e Amor. Rio de    Janeiro, Editora ECO. p.110-111

voltar ao topo


 


EDITORIAL

Aqui estamos nós, diante de mais um fim de ano, espantados com a rapidez do tempo... Mas será que não é o nosso ritmo que se alterou e nos impõe a necessidade de uma revisão em valores e expectativas?

Essa revisão pode e deve ser feita em qualquer tempo, mas o fim do ano traz aquela situação meio mágica, quando o nome de Jesus transforma as faixas vibratórias de nosso planeta.

A mensagem natalina, chamando os homens de boa vontade para o cultivo da paz, evoca em nossos corações a reflexão sobre o que temos feito, como temos contribuído para essa paz.

Certa vez, uma pessoa em entrevista ao vivo, disse que tínhamos uma preocupação exagerada com essa questão, as guerras estavam longe, muito longe de nós...

Essa é a questão. A fraternidade evocada pelo Natal é naturalmente solidária e como poderemos achar que vivemos em um oásis de paz, se crianças, mulheres, os seres humanos em geral, estão sucumbindo diante da insanidade guerreira de egos persistentemente malignos e de conceitos medievais de honra e pátria?

Allan Kardec nos ensina que “ o homem de bem não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.” (O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVII – Sede Perfeitos).

É uma boa hora para refletirmos. Que possamos escolher o amor, o perdão e um futuro melhor para todos nós.

voltar ao topo


 

MOMENTO DE POESIA

O  CRISTO  DE  DEUS

O Cristo de Deus que eras pureza
Eterna, absoluta, invariável
Antes que fosse a humana natureza,
Neste Cosmos - matéria transformável;

Que já eras a fúlgida realeza,
Dessa luz soberana, imponderável,
O expoente maior dessa grandeza,
Da grandeza sublime do Imutável!

Ainda antes da humana inteligência,
Eras já todo o Amor, toda a Ciência,
Perfeição do perfeito Inconcebível;

Foste, és e serás eternamente,
O Enviado do Pai onipotente,
Cristo-Luz da verdade inconfundível!

Antero de Quental

( XAVIER, Francisco Cândido. Excursão de Paz. São Paulo.   Editora CEU )



“O NATAL é o momento ímpar
de mergulho de Jesus nas sombras
do mundo, a fim de esbatê-las
para todo o sempre.”
 

voltar ao topo


 

 

LIVRO DO MÊS

Plenitude

FRANCO, Divaldo P. Pelos Caminhos de Jesus. Pelo Espírito Amélia Rodrigues. Salvador, BA: LEAL.

É um livro notável. 25  narrativas evangélicas, banhadas pela  luz  das palavras do Mestre Incomparável.   
Esta obra contém   aprimorada   síntese   histórica   para    facilitar  a compreensão da nobre mensagem da Boa Nova.
Pelos caminhos  de  Jesus  alcançaremos  a  meta que é a felicidade integral.   LEIA - PRESENTEIE - DIVULGUE

AMIGO LEITOR Lembre-se: “O livro edificante é sementeira da Luz Divina, aclarando o passado, orientando o presente e preparando o futuro...”
André Luiz    

    
Instruções Psicofônicas  


voltar ao topo


 

VULTO DO ESPIRITISMO

Amélia Rodrigues (síntese biográfica)

 
 

Nasceu na Fazenda Campos, Freguesia de Oliveira dos Campinhos, Município de Santo Amaro da Purificação, Estado da Bahia em 26 de maio de 1861. Sua vocação para o magistério era inata. A par disso, matriculou-se no colégio mantido pela professora Cândida Álvares dos Santos e começou a lecionar no Arraial da Lapa. Posteriormente lecionou em Santo Amaro da Purificação por oito anos consecutivos. Em 1891, graças à sua capacidade para lecionar e ao seu amor à causa do ensino, foi transferida para Salvador e lotada na Escola Central do Bairro Santo Antônio. Um de seus alunos, adolescente ainda, em 1905, foi selecionado para lecionar inglês pelo sistema do filósofo Spencer. Amélia Rodrigues não só o ajudou a compreender o pensamento daquele filósofo, como complementou o seu aprendizado. Disse a ele: "O jovem precisa de educação moral, que é o princípio fundamental da disciplina social; educar é formar no homem as mais duradouras forças da ordem social." O pensamento de Amélia Rodrigues se identifica com o pensamento de Fénelon, contido em "O Evangelho Segundo o Espiritismo": "Educar é formar homens de Bem, e não apenas instruí-los". Aposentada, não abdicou de seu ideal de ensinar. Retornou ao magistério de forma ainda mais marcante. Fundou o Instituto Maternal Maria Auxiliadora, que mais tarde transformou-se na "Ação dos Expostos." Dedicou-se ao jornalismo como colaboradora das publicações religiosas "O Mensageiro da Fé", "A Paladina" e "A Voz". Escreveu algumas peças teatrais, entre as quais "Fausta" e "A Natividade". É autora dos poemas "Religiosa Clarisse" e "Bem me queres". Produziu ainda obras didáticas, literatura infantil e romances. Desencarnou em Salvador em 22 de agosto de 1926. No Plano Espiritual, continuou seu trabalho esclarecedor e educativo, baseado principalmente no Evangelho de Jesus, fonte inspiradora de suas obras quando encarnada. Encontrou na Espiritualidade - seara infinita da

 

imortalidade - maior expansão para seu espírito sequioso de conhecimento e faminto de amor, dando vazão aos anseios mais nobres. Aprofundou-se na mensagem de Jesus e, na atualidade, participa da falange de Joanna de Ângelis, mentora de Divaldo Pereira Franco. Pela psicografia do abnegado medianeiro, vem trazendo páginas de beleza intraduzível, que abordam os mais variados assuntos sobre o Evangelho, seu tema predileto, de onde extrai lições edificantes para aqueles que estão cansados e sobrecarregados, necessitados de orientação e de consolo.

 

Fonte: www.espiritismogi.com.br .

voltar ao topo


 

LEMBRETE FRATERNO

REFLEXÕES SOBRE SER ESPÍRITA

 
 

“Aquele que pode ser, com razão, qualificado de verdadeiro e sincero espírita, está num grau superior de adiantamento moral.”( ESE – XVII: 4)

Quando Kardec nos ensina qual deve ser o perfil do espírita, está oferecendo um modelo de conduta e espera que todos se esforcem para segui-lo.
A diferença é que o Codificador ESPERA, pois na verdade, a decisão é daquele que se sentir tocado pela mensagem e pela oportunidade. O Mestre do Espiritismo deixou claro que a doutrina não estabelece uma nova moral, apenas procura manter viva e presente, a moral instituída por Jesus, estimulando a fé, segundo as explicações dos espíritos amigos.
O entendimento, aceitação e prática das questões colocadas por Jesus, é um processo que vai se aperfeiçoando na medida em que o homem evolui interiormente, cresce espiritualmente e analisa seu papel no conjunto das coisas de Deus.
O Espiritismo, na qualidade de doutrina cristã, utiliza-se de recursos que têm a finalidade de provocar nas pessoas, o senso analítico, para que, através do seu arbítrio e razão, percebam a transparência dos valores estabelecidos por Jesus.
O atributo mais evidente dos postulados de Kardec é o respeito ao raciocínio e à lógica do ser humano: Ninguém é obrigado a aceitar a reencarnação, mas, quando se percebe o encadeamento lógico que ela traz, quando nela ficam sintetizadas as respostas às mais intimas dúvidas, nessa hora, a adesão é livre, consciente, total.
Todo espírita conhece os mecanismos da reencarnação e os aceita como o elo básico do processo da evolução humana, sabe também que o ato de crer, é uma atitude muito pessoal, é o momento em que o espírito diz não a tudo o que motivou o seu atraso, a sua dor...
Então, não há o que forçar, não há o que converter pelo brilho da oratória ou pela pompa da cerimônia... Aceitar Jesus é um ato íntimo que revela maturidade, compreensão, entendimento, livre-arbítrio e razão.
Quem caminhar pela luz do Espiritismo, o fará voluntariamente, com plenitude, integrado em uma corrente que só procura o bem.
Deus é a nossa maior referência para o amor e Ele jamais nos abandona, mesmo quando achamos que estamos em caminhos que se afastam...

Às vezes, são tantas as situações que nos ferem, tantos os problemas que nos assaltam, tantas dores... Que chegamos a pensar: - Senhor, senhor, porque me abandonaste? Mas, na verdade, nossa angustia e nossa dor, nos atrapalham a razão e não vemos que, exatamente nessas horas, o Pai está mais presente e nos estendendo a Sua mão, pois através das provas, encontramos a nossa capacidade de amar, entender e crescer.

É claro que nenhum de nós quer provar do cálice amargo, mas o Cristo nos legou eterno exemplo de humildade, quando pediu que o cálice dele fosse afastado, mas, que prevalecesse a Vontade Maior.
Assim é que o Espiritismo nos prepara para conhecermos a nossa realidade: Quem somos? Para onde vamos? De onde viemos? Como a reencarnação é comum a todos nós, haverá um momento em nosso histórico espiritual em que despertaremos, não porque alguém insistiu, forçou, mas porque em nosso caminhar, os sofrimentos nos farão parar e pensar, e por vontade própria, ouvir as mesmas razões e argumentos de sempre, só que com outros ouvidos.
O Espiritismo é, sem dúvida, um instrumento da Lei do Progresso quando procura mostrar aos homens, a importância da transformação moral, incentivando-os a vencerem suas más inclinações e amar os seus semelhantes.
Não foi outra a resposta de Jesus, quando o fariseu perguntou-lhe qual era o mandamento maior da lei.

Não tem sido outra a mensagem de Kardec, que tem em Jesus seu modelo e inspiração.

Assaruhy Franco de Moraes

voltar ao topo



PÁGINA AO JOVEM

 
   

“Valoriza teu tempo na etapa moça do corpo físico de modo a construíres, desde o mundo, a edificação da tua ventura, da tua brilhante espiritualidade, e seguires triunfante na direção do Criador, elevando bem alto a tua experiência juvenil, a fim de não guardares agonias, culpas e remorsos para os dias vindouros quando o amadurecimento do corpo e os reveses da vida testarão as tuas convicções e os valores que trazes no íntimo, desde jovem, para atravessar engrandecido os difíceis meandros da existência humana.”

Ivan de Albuquerque  

(Caminhos para o Amor e a Paz. p. 87)

voltar ao topo


 

NO MUNDO DO ESPERANTO

“La paco de Jesuo estu en la koroj de niaj karaj gefratoj”

 

 

 

 

    Dezembro é um mês muito alegre para os esperantistas, porque além do Natal, quando se comemora a vinda de Jesus ao planeta, também festejamos, com alegria, em 15 de dezembro, o aniversário de nascimento de Zamenhof, o criador do nosso querido Idioma Internacional, o Esperanto.

     O acróstico que transcrevemos abaixo em Esperanto, nos apontando o caminho a seguir, foi publicado pela Associação Cooperativo-Esperantista de São Gonçalo.

     O sublime aniversariante de dezembro, JESUS,  é para todos nós o CAMINHO (VOJO) que conduz a DEUS (DIO) , à VERDADE (VERO) que educa e à VIDA (VIVO) feliz, quando temos o MESTRE no coração.

JESUO

Vojoj al Dio ja estas pluraj!
Oni ne rajtas dubi pri tio.
Jesuajn instruojn – la plej puraj!
Oni ne miskomprenu, ho, Dio!

Vere ĉiuj vojoj iras al li.
En li trovas ni la finan vojon
Reen kondukantan trafe al Di’.
Oni tiam pro Vero sentas ĝojon!

Tradução do acróstico:

JESUS

Os caminhos para Deus, de fato, são vários!
Não se tem o direito de duvidar disso.
As lições de Jesus – as mais puras!
Não compreendamos erradamente, oh, Deus!

Em verdade, todos os caminhos vão a Ele.
Nele encontramos o caminho final
Que,  de volta, conduz diretamente a Deus.

Por causa da verdade, sente-se então alegria!

  

 

voltar ao topo


 

PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO

SEMPRE É BOM LEMBRAR

Habitua-te à prática incessante do verdadeiro diálogo:
• ante as ofensa, silencia e abençoa;
• diante da maledicência, cala toda revolta e não te permitas repassar a dor com o fel da injúria;
• ante o desequilíbrio do próximo, que te inco-mode ou entristeça, serve mais, através do diálogo do bem;
• diante do sofrimento alheio, deixa a palavra de conforto aliada ao ato de amor;
• não te esquives de suportar, com calma, difi-culdades que te surgem na rota, afastando-te do murmúrio ou reclamação, lançando pala-vras a esmo;
• serve, abençoa, pacifica e sedimenta, em teu verbo, o amor mais puro e solícito, pelos cami-nhos da caridade e da paz.

Como percebes, o Verbo Divino é a base de todas as manifestações do Bem entre as criaturas. À vista disso, o Cristo, como o Verbo Encarnado que Se fez, aguarda de nós a palavra santificante e clara de que o amor é a solução para os males do mundo.

José     

(Receitas de Amor e Paz. p.76)

voltar ao topo



 


 


Palavras de ALLAN KARDEC

ALLAN KARDEC e o Esquecimento do Passado

 

Gravíssimos inconvenientes teria o nos lembrarmos das nossas  individualidades anteriores.  Em certos casos, humilhar-nos-ia sobremaneira. Em outros nos exaltaria o orgulho, peando-nos, em conseqüência, o livre-arbítrio.
Para nos melhorarmos, dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos..
Priva-nos do que nos prejudicaria. Acrescentemos que, se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais, igualmente nos recordaríamos dos dos outros homens, do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais. Nem sempre podendo honrar-nos do nosso passado, melhor é que sobre ele um véu seja lançado.”

(O Livro dos Espíritos - questão 394)

&* &* &* &* &* &* &* &* &*&

“O esquecimento das faltas praticadas não constitui obstáculo à melhoria do Espírito, porquanto, se é certo que este não se lembra delas com precisão, não menos certo é que a circunstância de as ter conhecido na erraticidade e de haver desejado repará-las o guia por intuição e lhe dá a idéia de resistir ao mal, idéia que a voz da consciência, tendo a secundá-la os Espíritos superiores que o assistem, se atende às boas inspirações que lhe dão.”

(O Livro dos Espíritos - questão 399- § 6º )

voltar ao topo



Educação Espírita

Infância - Juventude e Família

 

“Educa teu filho nos caminhos do Senhor. Que sua mente seja habituada a conceber expressões elevadas da vida, edificando assim, de forma sistemática, a sua evolução espiritual.
Teu filho, teu compromisso, tua afinidade, teu enlevo.

Somente através da educação pelo Evangelho redentor a infância de hoje encontrará os áureos caminhos do grande amanhã.”

Bezerra de Menezes

 

Evangelizadores, pais e responsáveis se unem num esforço conjunto para atingir esse futuro glorioso.  Junte-se a nós. Ofereça a seus filhos a oportunidade de preparar-se para o amanhã.


voltar ao topo



NOTÍCIAS

Federação Espírita Brasileira

Federação Espírita Brasileira, como parte das comemorações pelo sesquicentenário de O Livro dos Espíritos, realiza de 13 a 15 de abril de 2007 o 2º Congresso Espírita Brasileiro.

Rádio Rio de Janeiro

Programação em tempo real pela Internet, para o Brasil e para o mundo. www.radioriodejaneiro.am.br .

A Rádio Rio de Janeiro reconquista o quinto lugar geral de audiência no Segmento AM no Grande Rio. Os números revelam que a Rádio obteve, de 2ª à 6ª feira, na média das 24 horas do dia, uma audiência de 4.076 ouvintes por minuto. A Rádio ainda necessita de 1405 mantenedores para alcançar a sua auto-suficiência financeira.
Seja você um deles. Participe do Fundo Mantenedor - Clube da Fraternidade. Tel. (21)2461-1400 e 2474-1400.

 - DO CEBM

Almoço de Confraternização
3 de dezembro, às 12:30 **  Compareça  -  Divulgue

Visite a LIVRARIA e a BIBLIOTECA do Centro. Fitas de áudio e vídeo para empréstimo. Procure um dos nossos plantonistas. “Espíritas: amai-vos e instrui-vos.” (Espírito de Verdade)

Visite o nosso site: www.bezerramenezes.org.br. Assim, poderá ter o Centro em seu lar durante 24 horas. Apresente sugestões para que possamos melhor direcioná-lo a você. Cadastre-se para receber O BOLETIM on-line.

O DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO dispõe, para empréstimo, de fitas de áudio e vídeo, com temas doutrinários. Possui uma biblioteca com mais de 1100 títulos à sua disposição. Procure um dos nossos plantonistas.
“Com o bom livro, caminhamos na direção do futuro e recebemos da Divina Imortalidade
a nossa gloriosa destinação de filhos da Luz.” (Emmanuel)

As reuniões de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família já se iniciaram, aos sábados, de 14:30 às 17:00. As inscrições estão abertas.

Inscreva-se nos Grupos de Estudo que o Centro oferece. Informe-se na Secretaria.

Consulte a programação dos estudos doutrinários. Sua presença às reuniões é aguardada com alegria.

Prezado irmão associado: Coopere com nossa Casa mantendo em dia suas mensalidades. Delas dependem nossas tarefas assistenciais e de manutenção dos prédios.

• PARTICIPE E DIVULGUE! CAMPANHAS:
   ° NOVOS ASSOCIADOS
- Para concretizarmos os novos projetos, precisamos aumentar o quadro de associados cooperadores, corações generosos que se unam a nós, participando das despesas de manutenção e conser-vação dos prédios. “Ajudar é honra que nos compete.” Contamos com você.
   ° Leite, feijão (dezembro, janeiro e fevereiro) e outros alimentos não perecíveis.
   ° Opala para enxoval dos bebês.
   ° Projeto de Adequação do Auditório - Campanha para Troca do Piso Contamos com a sua colaboração. Informações na Secretaria. Verifique a melhor maneira de ajudar. Contamos com a sua colaboração.

Venha participar  do encerramento das atividades de 2006 do Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita - DSAPSE dia 16 de dezembro,  às 08:00. Informações :  às 3ª feiras - 16:00  e  5ª feira - 18:30.


 
   

 

voltar ao topo


 

ATIVIDADES DO CENTRO

18:50/20:15 – Reunião de Estudo e Educação da Mediunidade ( privativa)
18:30/20:00 – Reunião de Atendimento  Espiritual (privativa)
...............................................................................................

13:45/15:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)
14:30/15:00 – Diálogo Fraterno
15:00/16:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
16:30/17:00 – Diálogo Fraterno
16:30/18:00 – Grupo de Estudo: Introdução à Doutrina Espírita * O Livro dos Espíritos
                    – Grupo de Estudo: * O Livro dos Médiuns
...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 –  Diálogo Fraterno 
15:00/17:00 – Artesanato
19:00/20:30 – Grupos de Estudo

  • Introdução à Doutrina Espírita
  • Básicos da Mediunidade
  • Estudos do Evangelho
...............................................................................................

15:00/16:30   –  Estudo  da Doutrina Espírita em Esperanto
16:30/18:00   –  Esperanto: Curso Básico
18:30/19:00   –  Diálogo Fraterno
19:00/20:30   –  Reunião  de Estudos Doutrinários (pública)
...............................................................................................

08:00/08:30  - Encontro de Oração
18:45/20:00 - Reunião de Atendimento à Distância (privativa)
.................................................................................................

15:00/17:00 - Educação Espírita da Infância
15:00/17:00 - Educação Espírita da Juventude
15:00/17:00 - Educação Espírita da Família
15:00/17:00 - Grupo de Estudos Espíritas
17:30/19:30 - Grupo de Estudos Espíritas
.................................................................................................

10:00/11:30 - Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
13:45/16:30 - Caravana - Visita ao Instituto Miguel Pedro ( mensal - no 3º domingo)
13:00/18:00 - Caravana - Visita ao Centro Espírita Filhos de Deus ( mensal - no 4º domingo)

 

voltar ao topo



 

Centro Espírita Bezerra de Menezes © 1912 - 2007. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rafael Santos