O Boletim - Junho/2006 - ANO XLVIII - Nº 583

Baixe aqui a versão em PDF

• REFLEXÕES COM BEZERRA
• EDITORIAL
• LIVRO DO MÊS
• MOMENTO DE POESIA
• VULTO DO MÊS
• PÁGINA AO JOVEM
• RÁDIO RIO DE JANEIRO
• UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO  ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
• NO MUNDO DO ESPERANTO
• LEMBRETE FRATERNO
• ATIVIDADES DO CENTRO
• PALAVRAS DE ALAN KARDEC
• NOTÍCIAS
• PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO
  



Bezerra convida-nos à reflexão

SEVERA ADVERTÊNCIA

 

 

 

Meus Filhos
Estamos na grande luta. Não consideramos fortuito esse momento, que o acaso parece ter engendrado... Estamos convidados a espalhar, a ampliar fronteiras do reino de Deus, mas não creiam que a tarefa é muito fá-cil.  Crucificados, os discípulos do Mestre verdadeira-mente leais prosseguem em trevas invisíveis.
Ontem eram a arena, o madeiro, o cárcere, o exílio forçado, as labaredas, o degredo, o abandono dos afe- tos mais caros, mas, hoje, também é assim: degredos e exílios íntimos, abandonos, soledade, sofrimento e perseguições, neste intercâmbio dos dois mundos em litígio, em que as forças da loucura e da insensatez se aglutinam para apagar da História o nome do Mestre, induzindo cristãos desatentos a estados patológicos irreversíveis, por enquanto, deitando as marcas puru- lentas da má conduta, tisnando o nome do ideal que abraçam por Jesus.
Estamos convocados a prosseguir. Cada um de nós é convidado a uma cota que não pode ser menosprezada, ao testemunho silencioso aureolado de alegria, porque o reino não é daqui, não obstante aqui comece.
Demo‑nos as mãos e preparemo‑nos, porque a luta recrudescerá. As dificuldades multiplicar‑se‑ão.  O  pro-
fano insinua‑se no divino, o vulgar no especial, o  ridícu-lo no ideal.
Tenhamos cuidado, meus filhos, para que as nossas Casas não sejam invadidas por torvelhinhos que lhes descaracterizem a pureza da vivência evangé- lica ali instalada.  Mantenhamo‑nos unidos, sem que os miasmas da perturbação intoxiquem e as imposições do desequilíbrio predominem.
O Cristão sem sacrifício está sem Cristo. Discípulo sem disciplina encontra‑se sem mestre. Aprendiz sem dever está à própria sorte.
Jesus nunca nos desampara, mas é provável que o preteiramos para ir, por preferência, à busca de outros condutores mais consentâneos com as nossas aflições desmedidas e necessidades falsas, acalentadas no desperdício.

Uma equipe de trabalhadores que compreende o significado da fé, vivendo pela fé, para a fé, é que o Senhor de todos nós espera, neste momento. Meus filhos, que o Senhor nos abençoe e nos guarde. São os votos do servidor humílimo e paternal de sempre,

Bezerra

Psicografia de Divaldo P. Franco em 07-02-89. Jornal Perseverança – Ano X – Outubro 1991

voltar ao topo


 


EDITORIAL

Estamos, neste mês de junho, diante de reflexões que sempre surgem em nosso pensamento, diante dos caminhos do movimento espírita e da ação necessária nos Centros de irradiação da doutrina.
O Espiritismo é uma doutrina com características muito próprias, não possui hierarquias, não é organizado de forma departamental, não tem poder central...  A coesão doutrinária repousa na fidelidade aos princípios definidos por Allan Kardec em seus livros básicos, na orientação sensata dos amigos espirituais e no estudo, contínuo e racional, que todos devem fazer continuamente.
O que sustenta o Espiritismo é a fidelidade aos ensinos do Codificador, ensinos que estão acima de interpretações pessoais, de reformismos ocasionais, das expressões indisfarçáveis de vaidade explícita...
A unidade doutrinária repousa na coerência dos seguidores que estão à frente das Casas Espíritas, em cujos ombros repousa a responsabilidade de manter íntegras a mensagem e a harmonia das palavras de nosso Codificador.
O dirigente espírita não está no topo da organização da Casa. Ele apenas está à frente de um processo de disseminação de valores, que são fundamentais para dar sentido prático àquilo que a teoria ensina.
O dirigente de um Centro Espírita é um companheiro que se destaca pela sua experiência, pela sua capacidade de lidar com valores e com a causa que todos abraçamos. Ele não é um chefe, é um líder que deve ter natural ascensão sobre a comunidade onde pratica nossa crença e seus valores.
Diante de tais reflexões, vemos a importância da formação de líderes na Casa Espírita, o incentivo para a juventude, os grupos de estudo, as palestras, os exercícios mediúnicos, a parte social, o auxílio aos necessitados do corpo e da alma, fatores convergentes para a figura que sempre dá sentido a tudo isso, com seu desprendimento, abnegação, generosidade, humildade e amor à causa.

Você leitor, pode estar nesse caminho, faça uma avaliação e prepare-se.

voltar ao topo


 

MOMENTO DE POESIA

SINGELA LEMBRANÇA

Francisco Cândido Xavier  (02.04.1910 // 30.06.2002)

Francisco ... Chico... um nome apenas,
Presença humana na terrestre lida,
Servo e operário em trânsito e subida,
Sereno amigo das lições serenas...

Um Xavier... um Xavier na Vida,
Plantando rosas, lírios e açucenas,
Um cireneu balsamizando apenas,
Trazendo a própria dor sempre esquecida.

Cândido amigo em cândida seara,
Médium do Bem, qual lúcida almenara,
Alcança, em Cristo, doce jubileu.

Recordo, então, por sua experiência
Muito se pedirá, pela existência,

A quem na Vida muito recebeu!...

José Petitinga

Soneto psicografado por Júlio Cezar Grandi Ribeiro, na reunião pública de 25.07.1977, na Casa Espírita Cristã - Vila velha (ES).
Fonte: Reformador. FEB. Abril de 2002. p. 108

   

voltar ao topo


 

 

LIVRO DO MÊS

Para Uso Diário

TEIXEIRA, J. Raul.  Para Uso Diário. Pelo Espírito Joanes 5.ed. Niterói, RJ: Fráter. 2004.

Convidamos o amigo leitor à leitura dessa obra que se propõe, segundo o seu autor espiritual, a “cooperar com o dia-a-dia de pelo menos um irmão de luta humana. O que queremos é ser o companheiro de tantos corações queridos  em cada dia, perante vários desafios que às vezes sufocam, outras vezes inquietam a alma humana no seu cotidiano nas estradas do mundo.”

AMIGO LEITOR Lembre-se: O livro espírita merece nosso respeito, apreço e dedicação. Divulgue-o, ampla e abundantemente, pois este é o natural dever dos que com ele já aprenderam a importância de amar e a necessidade de servir.

    
Instruções Psicofônicas  


voltar ao topo


 

VULTO DO ESPIRITISMO

Lamartine Palhano Júnior

 
 

Dedicado pesquisador da fenomenologia espírita, Lamartine Palhano Júnior nasceu na cidade de Coronel Fabrício (MG), em 15 de dezembro de 1940. Criança ainda, seus genitores transferiram residência para Vitória. Casou-se com Dona Rosane Lima Palhano e tiveram dois filhos: João Marcelo e Clarice.
Graduou-se em Farmácia e realizou seu mestrado na área de bacteriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorando-se em ciências, de-senvolvendo ainda intensa atividade acadêmica.

 


Lecionou microbiologia na Universidade do Estado do Espírito Santo e patologia na Universidade Federal do Espírito Santo.
Contribuiu deforma marcante com o Movimento Espírita em várias áreas: pesquisas científicas no campo mediúnico, publicação de livros, realização de palestras e cursos diversos.
Fundou a FESPE (Fundação Espírita Santense de Pesquisa Espírita) e logo depois o CIPES (Círculo de Pesquisa Espírita de Vitória).
Participou de alguns seminários do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), no Rio de Janeiro e deu grande contribuição à Casa Espírita Cristã de Vila Velha (ES).
De sua extensa bibliografia constam: romances, livros infanto-juvenis, de estudos bíblicos, biográficos  ( Mirabelli – um médico extraordinário, Dossiê Peixotinho e outros), dicionários (Léxico kardequiano e Dicionário de filosofia espírita); científicos (Experimentação mediúnica e outros).

Desencarnou  em  Vitória (ES),  no dia 14 de novembro de 2000.

 

.

voltar ao topo


 

LEMBRETE FRATERNO

Reflexões sobre Novas Conquistas

 
 

“Não se deixam atrair e prender pelas coisas temporais, mas servem-se delas conforme o fim para que foram ordenadas por Deus e destinadas pelo Supremo Artífice, que nada deixou sem ordem nas suas criaturas”.
Tomás de Kempis -  “Imitação de Cristo” – Terceiro Livro, cap.38.

A imprensa mundial anuncia uma vitória da ciência: graças à metodologia de mapeamento do código genético, já é possível a identificação de varias doenças, ainda em forma potencializada e que podem ser evitadas, mediante correções feitas através de procedimentos médicos.
É uma conquista da ciência, em nome da humanidade, é uma vitória do espírito empreendedor do ser humano, principalmente porque quando se sabe como é a formação da vida, pode-se interferir nesse processo, buscando evitar doenças e males que hoje afetam a humanidade.
Em tudo isso, vemos a vontade de Deus agindo na continuidade dos acontecimentos que possam alterar os padrões morais do homem.
Sabemos que estamos com uma transição em curso, para melhor. Os amigos espirituais nos pedem empenho, para que o maior número possível de pessoas seja assistido, visando o amparo e o esclarecimento para os que ainda estão em dúvida ou perdidos em seus próprios caminhos... Nossos amigos nos alertam de que os novos padrões trarão uma vida melhor direcionada para a prática do bem, e nessa vida, estarão aqueles que se credenciarem através do valor de suas ações e de sua conduta.
Permitir que o corpo humano possa se adequar a um funcionamento que o livre de tantas mazelas como as que hoje tem, doenças incuráveis, síndromes devastadoras, deformações congênitas, é sinalizar que num futuro, não muito distante, a humanidade estará voltada para novas conquistas, livrando-se de tantos males da matéria, que hoje, infelizmente, são necessários para corrigir os rumos do crescimento espiritual.
Não podemos duvidar de que tais conquistas da ciência refletem o planejamento dos administradores espirituais, fazendo com que tudo aconteça no momento certo.
A história do homem está fluindo, nos últimos dois séculos, para uma passagem que eleva as pessoas a um melhor patamar espiritual e o Espiritismo não tem mostrado outra coisa, de inúmeras maneiras, ressaltando o amor do Pai, que nos oferece oportunidades de regeneração.
 Os memoráveis artigos de Emmanuel, a didática precisa de Kardec, a visão sensível e científica de André Luiz, os testemunhos de grandes companheiros do plano espiritual, não revelam outra coisa que não seja a concessão de oportunidades ao homem, para que ele melhore, cresça e se realize em direção ao Pai.

O DNA, agora completamente revelado em seus preciosos segredos, é a linguagem com que Deus  criou a vida.

Ele guarda  todas  as  informações  referentes à estrutura biológica das  pessoas,  transmitindo  através  das  gerações os aspectos que diferenciam, fisicamente, os homens. É um processo muito sofisticado, é uma fórmula complexa, é pura matemática e muitos ainda acham que a vida é um acaso...
Podemos fazer uma analogia entre o DNA e o perispírito (ou Modelo Organizador Biológico).
O perispírito é o DNA da alma, pois guarda os caracteres espirituais que vão influenciar no comportamento, no aprendizado e na conquista espiritual; assim como o DNA é o arquivo do corpo, o perispírito é o arquivo da alma.
O mapeamento da estrutura do DNA foi realizado na esperança de que o homem saiba utilizar esses recursos para o seu próprio bem.

O mapeamento estrutural do perispírito será uma outra conquista, quando o homem puder estabelecer uma harmonia adequada em seu relacionamento com a Lei de Deus.

Assaruhy Franco de Moraes

voltar ao topo



PÁGINA AO JOVEM

 
   

Em Algum Lugar do Futuro

O candidato à reencarnação acercou-se,  jubiloso, do Instrutor Espiritual  encarregado  da  programática de sua vida futura e inquiriu:

— Quais são as últimas orientações que deverei guardar como recurso de segurança para o êxito?
O Mestre  sábio  abrangeu  o  ambiente com um olhar penetrante e respondeu:
— São necessários alguns dos seguintes valores para uma jornada feliz, que nunca poderão ser desconsiderados:
- a humildade como fortaleza inexpugnável;
- a paz como couraça de defesa;
- o conhecimento como instrumento de progresso;
- o livro como amigo silencioso;
- o trabalho como degrau de ascensão;
- a prece como apoio contra as tentações;
- a beneficência como investimento de felicidade;
- a honra como alicerce de resistência;
- a esperança como material de edificação
- o amor como vínculo de união com Deus e a vida.

O aprendiz meditou largamente e, cabisbaixo, considerando a gravidade da empresa reencarnacionista, mergulhou na névoa densa da Terra para recuperar-se e aprender."

EROS  

Fonte: www.caminhosluz.com.br

voltar ao topo


 

NO MUNDO DO ESPERANTO

“La paco de Jesuo estu en la koroj de niaj karaj gefratoj”

41º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPERANTO
26º CONGRESSO DA JUVENTUDE ESPERANTISTA BRASILEIRA

 

 

 

 

Congressos, seminários e encontros são realizados periodicamente, visando a aproximação e confraternização dos esperantistas, pois a essência do esperanto é a fraternidade. Nessas ocasiões são realizadas interessantes palestras, debatidos assuntos da atualidade e sobre a divulgação do esperanto, criando-se ótimas oportunidades para a sua prática. Em Campinas, no período de 15  a 19 de julho, esperantistas de todo o Brasil e também  visitantes de outros países estarão reunidos  participando do evento esperantista de maior projeção em nosso país: o 41º Congresso Brasileiro de Esperanto.
     A organização do evento está a cargo do Centro Cultural de Esperanto de Campinas e da Liga Brasileira de Esperanto e o  local escolhido será o Centro de Convenções (Espaço Arcadas) – Rua José Paulino, 1369 -  Centro
     O tema  central a ser debatido durante o Congresso será: “Aprendendo a Conviver – O Esperanto Como Instrumento de Desenvolvimento Humano.”
     Este ano comemora-se o centenário da fundação dos primeiros clubes de esperanto no Brasil. Campinas foi escolhida para sediar este Congresso porque foi a cidade em que surgiu o primeiro clube de esperanto em 17 de março de 1906, o Suda Stelaro (Constelação do Sul). Estão programadas palestras sobre variados temas, mesas redondas, cursos (para iniciantes e para professores), grupos de conversação, vídeos, filmes, apresentações artísticas e até um baile.
    Haverá um simpósio internacional com esperantistas do Chile, Argentina e Rússia, além dos brasileiros.                       
    O presidente da Academia de Esperanto, Prof. Geraldo Mattos e o Prof. Sylla Chaves estão entre os palestrantes. Foi programado um tempo livre para excursões turísticas.
   Paralelamente, também no Centro de Convenções, mas em ambiente próprio, terão lugar  o 26º Congresso da Juventude Esperantista e um Congressinho Infantil para crianças de até 12 anos. Uma dezena de falantes do esperanto “do berço” já está inscrita, mas são aceitas também crianças que não sabem esperanto.  Nos  congressos também são aceitos não esperantistas. São programadas palestras em língua portuguesa para simpatizantes  e há sempre cursos de introdução ao esperanto.
    Ainda há tempo para fazer sua inscrição. Obtenha outras   informações pelo site: http://www.esperanto.cc/bke
     Você também  poderá entrar em contato com os  organizadores do congresso enviando e-mails ou pelos telefones abaixo:
    41bke@esperanto.cchospedagem@esperanto.cc

  Telefones: (19) 3287 8228 , (11) 3219 0599 e (11)     9116 9079

Colaboração de Maria Ramos Williams  

(

voltar ao topo


 

PENSAMENTOS QUE MERECEM MEDITAÇÃO

SEMPRE É BOM LEMBRAR

• Quem cerra o coração intransigentemente a todos os erros, costuma receber a visita luminosa da ver-dade, permanecendo em trevas.
• Em família temos aqueles que permanecem co-nosco para o nosso amor e aqueles que se demo-ram conosco para a nossa dor.
• Todos nós procedemos de longínquo passado!... Dias delituosos e obscuros precederam nossas li-das do presente, mas o porvir aguarda-nos com as luzes da redenção.
• A verdade é como a jóia sublime que brilha em nossas mãos, mas que, atirada ao nosso rosto, fere sempre.
• Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amar-gas da vida.
• O sofrimento é a nossa única oficina de purificação individual.
• O sacrifício é a lei da elevação.
• A cruz foi a coroa divina do apostolado do Mestre.
• Enquanto estamos na ação, estamos longe de nós e mais perto da Humanidade.
• Não procures o bem-estar sem que te esforces por estar bem.

Bezerra de Menezes   

. XAVIER, Francisco C. Cartas do Coração. 3.ed. São Paulo, SP: LAKE, 1999. p. 72-3

voltar ao topo



 

RÁDIO  RIO  DE  JANEIRO 1400 KHz AM

• Novo SITE - www.radioriodejaneiro.am.br

Federação Espírita Brasileira - Lançamento
Pelos Caminhos da Evangelização.  Por Cecília Rocha. Rio de Janeiro, FEB:2006.
Reflexões sobre temas de grande importância para a Evangelização Espírita das novas gerações, tais como: conceitos de educação, educando e educador à luz do Espiritismo; definições sobre o que se entende  por Evangelização Espírita e muitos outros.

   

voltar ao topo



 


Palavras de ALLAN KARDEC

A Luta entre o passado e o Futuro

 

“Semeemos a idéia, mas não comprometamos a colheita por uma semeadura intempestiva e por nossa impaciência, antecipando a estação apropriada de cada coisa. Cultivemos, acima de tudo, as plantas férteis, que não pedem senão para germinar. Elas são bastante numerosas para ocupar todos os nossos instantes, sem consumir nossas forças. (...) Há resistências que será supérfluo tentar vencer e que se obstinam mais por amor-próprio ou por interesse do que por convicção. Seria perder tempo procurar trazê-las a nós; elas só cederão perante a força da opinião. Recrutemos os adeptos entre gente de boa vontade, que não falta. (...) Esperai, pois em pouco vereis em vossas fileiras aqueles que só esperáveis no final.”

(Texto completo em: Instruções de Allan Kardec ao Movimento Espírita. p. 143 e Revista Espírita - março de 1863- p.103-109. / Evandro Noleto Bezerra - organizador e tradutor, respectivamente)

voltar ao topo



NOTÍCIAS
- DO CEBM

• Visite o nosso site: www.bezerramenezes.org.br. Assim, poderá ter o Centro em seu lar durante 24 horas. Apresente sugestões para que possamos melhor direcioná-lo a você. Cadastre-se para receber O BOLETIM on-line.

• O DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO dispõe, para empréstimo, de fitas de áudio e vídeo, com temas doutrinários. Possui uma biblioteca com mais de 1100 títulos à sua disposição. Procure um dos nossos plantonistas.
“Com o bom livro, caminhamos na direção do futuro e recebemos da Divina Imortalidade
a nossa gloriosa destinação de filhos da Luz.” (Emmanuel)

• As reuniões de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família já se iniciaram, aos sábados, de 14:30 às 17:00. As inscrições estão abertas.

• Inscreva-se nos Grupos de Estudo que o Centro oferece. Informe-se na Secretaria.

• Consulte a programação dos estudos doutrinários. Sua presença às reuniões é aguardada com alegria.

• Prezado irmão associado: Coopere com nossa Casa mantendo em dia suas mensalidades. Delas dependem nossas tarefas assistenciais e de manutenção dos prédios.

• CAMPANHA DE NOVOS ASSOCIADOS - Para concretizarmos os novos projetos, precisamos aumentar o quadro de associados cooperadores, corações generosos que se unam a nós, participando das despesas de manutenção e conser-vação dos prédios. “Ajudar é honra que nos compete.” Contamos com você.

 
   

 

voltar ao topo


 

ATIVIDADES DO CENTRO

18:50/20:15 – Reunião de Estudo e Educação da Mediunidade ( privativa)
18:30/20:00 – Reunião de Atendimento  Espiritual (privativa)
...............................................................................................

13:45/15:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)
14:30/15:00 – Diálogo Fraterno
15:00/16:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
16:30/17:00 – Diálogo Fraterno
16:30/18:00 – Grupo de Estudo: Introdução à Doutrina Espírita * O Livro dos Espíritos
                    – Grupo de Estudo: * O Livro dos Médiuns
...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 –  Diálogo Fraterno 
15:00/17:00 – Artesanato
19:00/20:30 – Grupos de Estudo

  • Introdução à Doutrina Espírita
  • Básicos da Mediunidade
  • Estudos do Evangelho
...............................................................................................

15:00/16:30   –  Estudo  da Doutrina Espírita em Esperanto
16:30/18:00   –  Esperanto: Curso Básico
18:30/19:00   –  Diálogo Fraterno
19:00/20:30   –  Reunião  de Estudos Doutrinários (pública)
...............................................................................................

08:00/08:30  - Encontro de Oração
18:45/20:00 - Reunião de Atendimento à Distância (privativa)
.................................................................................................

15:00/17:00 - Educação Espírita da Infância
15:00/17:00 - Educação Espírita da Juventude
15:00/17:00 - Educação Espírita da Família
15:00/17:00 - Grupo de Estudos Espíritas
17:30/19:30 - Grupo de Estudos Espíritas
.................................................................................................

10:00/11:30 - Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
13:45/16:30 - Caravana - Visita ao Instituto Miguel Pedro ( mensal - no 3º domingo)
13:00/18:00 - Caravana - Visita ao Centro Espírita Filhos de Deus ( mensal - no 4º domingo)

 

voltar ao topo



 

Centro Espírita Bezerra de Menezes © 1912 - 2006. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rafael Santos