O Boletim - Março/2006 - ANO XLVIII - Nº 580


• REFLEXÕES COM BEZERRA
• EDITORIAL
• FRASES QUE MERECEM MEDITAÇÃO
• LIVRO DO MÊS
• MOMENTO DE POESIA
• VULTO DO MÊS
• PÁGINA AO JOVEM
• RÁDIO RIO DE JANEIRO
• UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO  ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
• NO MUNDO DO ESPERANTO
• LEMBRETE FRATERNO
• ATIVIDADES DO CENTRO
• NOTÍCIAS
  



Bezerra convida-nos à reflexão

 

EDITORIAL

   

PROBLEMAS DO MUNDO

 

     

O mundo está repleto de ouro.
Ouro no solo. Ouro no mar. Ouro nos cotres.
Mas o ouro não resolve o problema da miséria.

O mundo está repleto de espaço.
Espaço nos continentes. Espaço nas cidades. Espaço nos campos.
Mas o espaço não resolve o problema da cobiça.

O mundo está repleto de cultura.
Cultura no ensino. Cultura na técnica. Cultura na opinião.
Mas  a cultura da inteligência não resolve o problema do egoísmo.

O mundo esta repleto de teorias.
Teorias na ciência. Teorias nas escolas filosóíicas. Teorias nas religiões.
Mas as teorias não resolvem o problema do desespero.

O mundo está repleto de organizações.
Organizações administrativas. Organizações econômicas. Organizações sociais.
Mas as organizações não resolvem o problema do crime.

Para extinguir a chaga da ignorância, que acalenta a miséria; para dissipar a sombra da cobiça que gera a ilusão; para exterminar o monstro do egoísmo que promove a guerra; para anular o verme do desespero, que promove a loucura, e para remover o charco do crime, que carreia o infortúnio, o único remédio eficiente é o
Evangelho de Jesus no coração humano.

Sejamos, assim, valorosos, estendendo a Doutrina Espírita, que o desentranha da letra, na construção da Humanidade Nova, irradiando a influência e a inspiração do Divino Mestre, pela emoção e pela idéia, pela diretriz e pela conduta, pela palavra e pelo exemplo e, parafraseando o conceito inolvidável de Allan Kardec, em torno da caridade, proclamemos aos problemas do mundo:

“Fora do Cristo não há solução”.

 

Bezerra de Menezes

(Fonte:  O Espírito da Verdade.  Psicografia de Francisco C. Xavier e W. Vieira.)

voltar ao topo


 

A Casa de Bezerra, no mês de março, continua incentivando a todos para que procurem seguir as exortações de Kardec, no sentido de estudarem e, racionalmente, entenderem o Espiritismo.
Diversos cursos estão sendo oferecidos e muitos companheiros, oferecem seus esforços para melhor transmitirem os postulados espíritas.
Vamos procurar melhores informações, lembrando que vontade, sem compromisso, é uma intenção sujeita ao primeiro vento dispersivo da ilusão.
No mês de março, em 1848, na cidade de Hydesville nos Estados Unidos, foram registradas as manifestações espirituais que deram origem a pesquisas, que buscaram entender a origem do processo. Era o início dos estudos que foram até Kardec.
Neste mesmo mês, em 1856, Allan Kardec já envolvido em seus estudos, conhece o Espírito chamado A Verdade, seu guia, que o acompanharia por toda a vida.
Ainda em março, em 1869, Kardec retorna à pátria espiritual, depois de consolidar o Espiritismo e ter definido suas diretrizes e bases.
Em março de 1868, foi publicada a primeira edição de A Gênese, cujo estudo é ainda agora, por nós incentivado.
Em março de 1904, foi iniciada a divulgação do Esperanto, a língua universal, portal de comunicação entre as pessoas, eliminando a barreira dos idiomas e incentivando a paz, a fraternidade e o respeito entre os povos. O CEBM tem curso de Esperanto.

Estamos de braços abertos para, em nome do chamado de Kardec, dividir com os companheiros de jornada o conhecimento para um mundo melhor.



“Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem a qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral.

O Livro dos Espíritos


** Da Lei do trabalho**

voltar ao topo

 

MOMENTO DE POESIA

 

VULTO DO ESPIRITISMO

 

QUEM  SEGUE COM JESUS

GERALDO  DE  AQUINO


Quem no Evangelho vence a treva e o mal,
Na comunhão excelsa de Jesus,
É cristão que se eleva e se conduz
Na inspiração do Amor Universal.

Nega a si mesmo e aceita a própria cruz.
Tem a grande renúncia por sinal.
Guarda a beleza lúcida e imortal
Do sal da Terra que preserva a luz.

Quem respira no clima do Senhor,
Exemplifica o bem consolador
Que ajuda bons e maus, crentes e ateus;

Nunca se esquece do Divino Lar,
Vive para servir e para amar
Na jornada sublime para Deus.

João de Deus

Fonte: XAVIER, Francisco Cândido. Cartas do Coração. 3. ed. São Paulo, SP: LAKE. 1999. p.179

voltar ao topo



Nasceu na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1912. Ainda católico praticante, Geraldo participava, em 1937, do programa Hora Espiritualista dirigido por João Pinto de Souza, na antiga PRA-3, Rádio Clube do Rio de Janeiro. Entrou para o Espiritismo em 1939, por causa de fenômenos mediúnicos ocorridos em sua família. Nesse mesmo ano passou a freqüentar a então LIGA ESPÍRITA DO BRASIL, atual USEERJ – União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Logo foi eleito Primeiro Secretário da Instituição. Com a desencarnação de João Pinto de Souza, em 1943, Geraldo assumiu a direção daquele programa, que passou a se chamar Hora Espiritualista João Pinto de Souza. Foi naquela Emissora que, em 1º de novembro de 1948, inaugurou a Meditação e Evocação da Ave-Maria, que continua ainda hoje, das 18:00 às 19:00, diariamente, na Rádio Rio de Janeiro. Este programa de caráter religioso-assistencial deu origem à atual Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, por ele fundada em 06 de janeiro de 1950. Foi grande a luta empreendida por Geraldo de Aquino para aquisição de uma emissora para os espíritas do Brasil, ideal que já era de João Pinto de Souza. Até que em 19 de dezembro de 1970, Geraldo reuniu a Família Espírita na Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso, que funcionava à Rua César Zama, 19 – Lins de Vasconcelos, superlotando o Auditório Simão Pedro, para que, juntos, os espíritas estudassem a proposta do dr. Luiz George de Oliveira Bello, até então proprietário da Rádio Rio de Janeiro, para aquisição daquela Emissora. Com a aprovação unânime de mais de 1.500 pessoas, teve início assim a campanha para a aquisição da emissora dos espíritas, através da Fundação Cristã-Espírita Cultural Paulo de Tarso – FUNTARSO, instituída em 05 de fevereiro de 1971. Em 02 de agosto daquele mesmo ano, a FUNTARSO adquiria a outorga da concessão para exploração do serviço de radiodifusão, através do qual a Emissora da Fraternidade tornou-se o meio de aplicação da seguinte missão estabelecida por sua mantenedora: “DIVULGAR OS POSTULADOS CRISTÃOS-ESPÍRITAS E PROPUGNAR PELA EDUCAÇÃO, CULTURA E FORMAÇÃO MORAL E ÉTICA DO SER HUMANO”. Geraldo de Aquino torna-se, assim, o primeiro Presidente da FUNTARSO / Rádio Rio de Janeiro, até sua desencarnação, em 22 de março de 1984, na cidade do Rio de Janeiro. Sua história de vida verdadeiramente se confunde com a da Emissora da Fraternidade, bem como com a da própria radiodifusão espírita em nosso País.

Fonte: http://www.radioriodejaneiro.am.br

voltar ao topo


LIVRO DO MÊS

Sugestão de leitura
A CARTA MAGNA DA PAZ.

(Reflexões em torno de ensinos de Francisco de Assis) Pelo Espírito Camilo. Psicografia de J. Raul Teixeira. Niterói, RJ: Frater, 2002
O autor espiritual dedica “esse singelo preito de amor e paz aos amigos que, na incansável busca do autoconhecimento, sentem-se reptados a instaurar o regime de paz na recâmara do coração. Essas linhas visam ressuscitar os cânticos da Galiléia e de Assis, para que as almas sensíveis possam entusiasmar-se por somar esforços pela paz, trabalhando sem deixar-se esmorecer, servindo sem aguardar retribuição e amando mais do desejam ser amadas.”
 

 

AMIGO LEITOR:

Façamos da leitura e meditação dessas linhas um roteiro de luz para que possamos agir no AMOR e no BEM, aguardando a germinação da PAZ.

 

voltar ao topo


 


LEMBRETE FRATERNO

 

PÁGINA AO JOVEM

 

Reflexões sobre Nossas Escolhas

MAIS LUZ


“Um barco ancorado está seguro,
mas não foi para isso que eles foram feitos...”

Autor Desconhecido

Certa vez, li essa curta frase em um decalque, desses que se cola nos vidros dos carros.
De fato, um barco ancorado, com seus cabos presos no cais, está totalmente seguro das tormentas, dos recifes, das calmarias e dos naufrágios...
Temos que convir, todavia, que a construção dos barcos prevê estruturas que possam suportar grande parte das vicissitudes que a aventura nos mares traz. Se ele permanecer sempre ancorado, não terá como ser testado e vai enferrujar, melancolicamente, no cais que o abrigou.
Assim somos nós, criados por um Pai que nos dotou de excelentes recursos para enfrentarmos a vida, com todas as implicações que isso traz.
Podemos escolher uma vida à prova de dificuldades, fecharmos os olhos para o mundo que nos cerca, lamentar a dor do próximo e não dormirmos, com medo de que sejamos o próximo.
Muitas pessoas têm sua âncora tão pesada que sequer podem se mover, mudar de posição, procurar outros ângulos, ficam enquistadas junto com seus próprios medos e aflições, não conseguindo descortinar seus horizontes.
E, no entanto, o Criador nos deu várias armas valiosas, a primeira delas, a razão, através dela vamos entender a hora de partir, levantar âncoras e ganhar o alto mar; através da razão, iremos tomar decisões. Escolher o caminho é fundamental para que nossa navegação seja produtiva, ou não...
Não podemos prever as tempestades, elas são fortuitos aspectos que aparecem para testar nossa capacidade de sairmos das situações difíceis; as calmarias então, trazem uma aparente serenidade, uma sensação de “tudo bem”, elas são enganosas, a impressão de calma é tão forte, que nos esquecemos do fato de estarmos parados, no meio do nada, imobilizados pelo egoísmo de nos sentirmos bem, enquanto a algumas centenas de quilômetros, outros podem estar se afogando, terremotos podem estar destruindo, famílias chorando seus queridos que o mar levou, guerras, miséria, fome, violência, tanta coisa acontecendo na dinâmica da vida e nós ali, ignorando esses movimentos.
É certo também, que se nos incorporarmos a essa dinâmica, temos riscos, podemos desistir e naufragar... Mas é muito melhor escolher a luta, com a perspectiva da vitória, do que esperarmos pela utopia de sermos vencedores sem luta...
O Pai Perfeito que nos deu o alento da razão e o livre-arbítrio, deu também a fé, a esperança e o grande combustível: o amor!
De fato, não podemos prever as tempestades, mas podemos escolher as técnicas mais adequadas para enfrentá-las.

Um grande exemplo disso é Paulo de Tarso, navegador da fé, cruzou terra e mar durante anos, encontrando grandes obstáculos, superando-os através de sua inesgotável energia e sua coragem exemplar, era um viajor sem âncoras.
Kardec, discípulo da Boa Nova, não hesitou em estudar, perguntar, analisar e finalmente, utilizando seus extraordinários dotes de inteligência, codificar uma doutrina, que sem dúvida, está incluída entre os recursos que o Criador oferece para a redenção humana.
Jesus, o Mestre Pescador, navegando por Genesaré, continua até hoje, recolhendo os náufragos em seu barco iluminado pelo amor.Se pararmos no tempo e no espaço, poderemos evitar, nesta vida, algumas dificuldades, mas não foi para isso que fomos criados.

Assaruhy Franco de Moraes

 

voltar ao topo



Em verdade, grande é a noite em que se debate a alma no mundo. Nos mais variados ângulos da marcha, vemos as trevas da incompreensão e as nuvens da discórdia, implorando a graça da luz.
Não clames, porém, contra as sombras.  Muita vez, o desespero é a preguiça agitada, tanto quanto a lamentação é a ociosidade sonora.
Não condenes nem reclames. Faze alguma caridade e segue adiante. A semente de agora será colheita depois.
A centelha hesitante de hoje surgirá por facho resplendente, amanhã.
Grande é o nevoeiro da ignorância que ainda envolve a Terra.  Atende ao cérebro, mas não te esqueças do coração.  A sabedoria é o caminho. O amor é a luz. Palácio às escuras poderá povoar-se de monstros. O campo singelo aos clarões da manhã é um templo aberto à glória solar. 

Ajuda e transformarás a dor em alegria. Ama  e farás a vida brilhar.

Emmanuel

(Cartas do Coração LAKE. P.75)

voltar ao topo




RÁDIO  RIO  DE  JANEIRO
1400 KHz AM

Rádio Rio de Janeiro aprova seu Plano de Ação para 2006

Em reunião realizada no último dia 07 de fevereiro, a Diretoria da Rádio Rio de Janeiro aprovou o Plano de Ação da emissora para o ano de 2006, com base no Plano Estratégico elaborado pelo seu Conselho Curador. O plano consiste numa série de medidas, num total de 18 ações, a serem implantadas e executadas ao longo de todo o ano, com o intuito de fortalecer ainda mais a Emissora da Fraternidade, única rádio a divulgar o Espiritismo no Estado do Rio de Janeiro e uma das duas únicas em todo o Brasil.

 

voltar ao topo



UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO
ESPÍRITA DO ESTADO
DO RIO DE JANEIRO

O Movimento Espírita do Estado do Rio de Janeiro vivencia momentos históricos do processo de UNIÃO da FEERJ com a USEERJ. A união dos espíritas fluminenses aflora no limiar da nova era de regeneração.

Para a concretização dessa sonhada união, no dia 26 de março, na sede histórica da FEB, estarão reunidas as instituições associadas à USEERJ e à FEERJ para aprovar o Estatuto e eleger a Administração do novo órgão — CONSELHO ESPÍRITA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - CEERJ.

“Unidos, seremos fortes.
Separados  seremos pontos de vistas”
Bezerra de Menezes

 

voltar ao topo



NO MUNDO DO ESPERANTO

FRASES QUE MERECEM MEDITAÇÃO

“La paco de Jesuo estu en la koroj de niaj karaj gefratoj”

CRIAÇÃO DO ESPERANTO ENTRE OS HOMENS

 

SEMPRE É BOM LEMBRAR

Reconhecido o primor de mecanismo da língua que nascera por fator exato de  aproximação das coletividades espirituais, avizinha-se o século XIX com enorme programa de serviço renovador.
     Caem bastiões do fanatismo e da ignorância.
     A pesquisa científica desvela novos rumos à mente popular.
     Aprestam-se enviados ao campo físico para o congraçamento dos homens.
     O barco de Fulton, a locomotiva de Stephenson, o telégrafo elétrico de Morse, o aparelho de Bell, as fotografias animadas dos irmãos Lumière, a linotipo de Mergenthaler e as ondas de Hertz prenunciam o submarino e o transatlântico, o automóvel moderno e o avião, o cinema e a  grande imprensa, o telefone, a radiofonia e a televisão da atualidade.
     As profecias de Maxwell desbravam caminhos para as ciências atômicas.
     No cenário de resplendentes promessas, Allan Kardec, na missão de Codificador do Espiritismo, desvenda novos continentes de luz ao espírito humano, operando a revivescência do Cristianismo, e, tão logo se lhe derramam na Terra as claridades do primeiro livro revelador, em 1857, decide-se a reencarnação do grande mensageiro da fraternidade.
     Corporifica-se Zamenhof, em 1859, num lar da Polônia, então associada ao Império Moscovita, cujos povos congregados falavam e escreviam em quase duzentas línguas diversas.
     Retomando gradualmente as potencialidades que o enriqueciam na Esfera Superior, sente-se amparado pelos mesmos amigos que o ajudaram na constituição do idioma internacional.
    E, ante as farpas da crítica e sob os latejos da ingratidão, atormentado, incompreendido pela maioria dos contemporâneos, ferido por muitos e apedrejado em seus sentimentos mais caros, recompõe o Esperanto para os povos terrestre, encetando nova estrada para a unificação mundial.

Fonte:  A Língua que Veio do CéuO que os espíritos dizem do Esperanto. Texto de  Francisco Valdomiro Lorenz. Psicografia de Francisco C. Xavier

voltar ao topo

 

• “Sempre podes auxiliar, doando e enriquecendo-te, porquanto, mais feliz é sempre aquele que doa, pois que, mesmo na posição de carência em que se possa encontrar, desejando, sempre pode ajudar, com o óbolo que notabilizou a feliz viúva do Evangelho.”

Joanna de Ângelis


• “Glorifica as experiências vividas com Jesus, para que o fogo depurador do Evangelho penetre fundo nas linhas de frente dos vícios e das paixões mundanas que entorpecem o nosso ser.” (autor ignorado)


• “Consciência é o ponto de encontro dos pensamentos nossos com os de Deus. Pense somente nas coisas boas e alegres. Busque amar. Sua consciência vibra em harmonia com Deus. Orientar-se pela consciência é caminhar para a felicidade.

(Lourival Lopes)

 

 

voltar ao topo





 

ATIVIDADES DO CENTRO

 

 

18:50/20:15 – Reunião de Estudo e Educação da Mediunidade ( privativa)
18:30/20:00 – Reunião de Atendimento  Espiritual (privativa)
...............................................................................................

13:45/15:00 – Reunião de Atendimento Espiritual (privativa)
14:30/15:00 – Diálogo Fraterno
15:00/16:30 – Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
16:30/17:00 – Diálogo Fraterno
16:30/18:00 – Grupo de Estudo: Introdução à Doutrina Espírita * O Livro dos Espíritos
                    – Grupo de Estudo: * O Livro dos Médiuns
...............................................................................................

08:00/08:30 – Encontro de Oração
08:30/09:00 –  Diálogo Fraterno 
15:00/17:00 – Artesanato
19:00/20:30 – Grupos de Estudo

  • Introdução à Doutrina Espírita
  • Básicos da Mediunidade
  • Estudos do Evangelho
...............................................................................................

15:00/16:30   –  Estudo  da Doutrina Espírita em Esperanto
16:30/18:00   –  Esperanto: Curso Básico
18:30/19:00   –  Diálogo Fraterno
19:00/20:30   –  Reunião  de Estudos Doutrinários (pública)
...............................................................................................

08:00/08:30  - Encontro de Oração
18:45/20:00 - Reunião de Atendimento à Distância (privativa)
.................................................................................................

15:00/17:00 - Educação Espírita da Infância
15:00/17:00 - Educação Espírita da Juventude
15:00/17:00 - Educação Espírita da Família
15:00/17:00 - Grupo de Estudos Espíritas
17:30/19:30 - Grupo de Estudos Espíritas
.................................................................................................

10:00/11:30 - Reunião de Estudos Doutrinários (pública)
13:45/16:30 - Caravana - Visita ao Instituto Miguel Pedro ( mensal - no 3º domingo)
13:00/18:00 - Caravana - Visita ao Centro Espírita Filhos de Deus ( mensal - no 4º domingo)

voltar ao topo





NOTÍCIAS
- DO CEBM

• Visite o nosso site: www.bezerramenezes.org.br. Assim, poderá ter o Centro em seu lar durante 24 horas. Apresente sugestões para que possamos melhor direcioná-lo a você.

• Prezado irmão associado: “Para os trabalhos espirituais da Casa, é indispensável a união de pensamentos. Para os trabalhos materiais, basta a união nos pagamentos.” Coopere com nossa casa mantendo em dia suas mensalidades. Delas dependem nossas tarefas assistenciais e de manutenção dos prédios.

•  Procuremos colaborar com o Departamento de Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita que continua realizando a campanha do leite em pó e alimentos não perecíveis . Assim estaremos ajudando àqueles que pro-curam nossa Casa para suprir suas necessidades materiais.

• As obras de manutenção da nossa Casa continuam e precisam, mais uma vez, de sua colaboração. Há vários pro-jetos que desejamos concretizar. Procure-nos para obter informações e a melhor maneira de ajudar.

• As reuniões de Educação Espírita da Infância, Juventude e Família já se iniciaram, aos sábados, de 14:30 às 17:00. As inscrições estão abertas.

• Os Grupos de Estudo iniciaram as suas atividades no dia 04 de março. As inscrições estão abertas.

• FEIRA DE LIVROS USADOS - nos meses de março e abril. Aceitamos livros usados em bom estado. COLABORE!!!

• O DEPARTAMENTO DE DIVULGAÇÃO dispõe, para empréstimo, de fitas de áudio e vídeo e uma biblioteca com mais de 1000 títulos.

 
   

voltar ao topo



 

Centro Espírita Bezerra de Menezes 1912 - 2006. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Rafael Santos