Centro Espírita Bezerra de Menezes

O que é?

Esperanto

“A doutrina espírita está na terra para ensinar a humanidade o que é o amor. É preciso, é inadiável, que o homem aprenda a amar. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, como ensinou Jesus. Esta é uma tarefa de todos nós, espíritas, neste doloroso mundo de provas e expiações.”

La paco de Jesuo estu en la koroj de niaj karaj gefratoj.
Paz de Jesus esteja nos corações de nossos queridos irmãos e irmãs.

O Esperanto é a língua internacional neutra criada pelo dr. Lázaro Luís Zamenhof, e lançada a público em 1887.
O objetivo do Esperanto não é o de substituir os idiomas nacionais, mas o de ser a segunda língua de cada povo.

Para cada povo – a sua língua. Esperanto para todos os povos !

A ESTRELA VERDE

O símbolo mundial do Esperanto é uma estrela verde de cinco pontas, onde se vê um E maiúsculo branco no centro , abreviatura da palavra Esperanto.

As cinco pontas da estrela representam os cinco continentes. A estrela em si representa a projeção do homem no Universo.

Portanto, as duas cores que simbolizam o Esperanto são o verde e o branco. O verde é toda a natureza, a esperança, a vida, o alimento, o sustento. O branco representa a pureza, a paz que deve reinar na Terra.

O Esperanto é um convite ao amor e à união, é também ponte, meio, caminho, é o facilitador da compreensão recíproca entre todos os povos, capaz de possibilitar um relacionamento fraterno, trazendo a paz e a felicidade tão sonhadas.

“Nem mesmo uma centena de grandes invenções e descobertas importantes fará na vida da humanidade uma revolução tão grande e tão benéfica quanto a adoção de uma Língua Internacional.”
L.L.Zamenhof